

Saúde
Sesa confirma mais um caso de intoxicação por metanol e descarta Cruzeiro do Oeste
Saúde por Luciana Peña em 07/10/2025 - 15:28A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) confirmou nesta terça-feira (7), mais um um caso de intoxicação por metanol no Paraná.
Trata-se do paciente de 36 anos, de Curitiba, que está internado .
Os outros dois casos, pacientes de 60 e 71 anos, moradores de Curitiba, também permanecem internados.
Entre as suspeitas de intoxicação que estavam em análise, a Sesa descartou os casos de Foz do Iguaçu e de Cruzeiro do Oeste.
Ainda estão em investigação o caso de Maringá, um paciente de 27 anos, internado em um hospital privado, e o um caso de Toledo, também paciente de 27 anos, que está hospitalizado.
O Ministério da Saúde enviou ao Paraná 220 ampolas do antídoto utilizado no tratamento de intoxicações por metanol, que consiste em etanol farmacêutico. O produto é encaminhado diretamente ao hospital que está atendendo o caso notificado pelo Estado ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) nacional.
Cada caso é avaliado individualmente, com base em critérios clínicos e laboratoriais, para definir a quantidade necessária de antídoto..
Em situações graves, um paciente de 100 quilos com necessidade de manutenção por 24 horas pode requerer até 100 ampolas em um único tratamento.
Dois pacientes do Paraná já receberam o antídoto. O Estado aguarda um novo envio do medicamento por parte do governo federal.
Em caso de suspeita de intoxicação, o contato com o centro de referência em Maringá é o CIATox Maringá: (44) 3011-9127.
Notícias da mesma editoria
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade