Saúde espalha armadilhas na zona norte de Maringá
Arquivo/PMM

Dengue

Saúde espalha armadilhas na zona norte de Maringá

Saúde por Luciana Peña em 21/09/2018 - 08:55

As armadilhas chamadas ‘ovitrampas’ ajudam a monitorar a presença do mosquito e a eliminar ovos. O objetivo do trabalho que começou esta semana é avaliar se a região norte da cidade está mesmo com baixo índice de infestação como apontou o Lira.

Agentes da secretaria de Saúde de Maringá estão, nesta sexta-feira (21), em bairros da zona norte monitorando as armadilhas chamadas ovitrampas. É uma armadilha de combate à dengue. Elas foram espalhadas na última segunda-feira (17) em imóveis de bairros como jardim Alvorada e Vila Morangueira.

Durante quatro semanas é preciso ajustar a armadilha. É uma metodologia que ajuda a entender como está a presença do mosquito transmissor da doença naquele local. A região norte apresenta baixo risco para a dengue de acordo com o levantamento rápido de focos, o Lira, divulgado recentemente. Mas a gerente de zoonoses e vetores da Secretaria de Saúde, Janete Fonzar, diz que historicamente a região norte é epidêmica, por isso a preocupação de que o Lira não tenha refletido a real situação.

Aliada a todas estas estratégicas está a educação, é preciso que cada morador cumpra com a parte dele na luta contra a dengue.

A armadilha ovitrampa não substitui o Lira, é apenas uma metodologia complementar.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade