O Papilomavírus Humano, o HPV, pode atingir homens e mulheres. É uma doença sexualmente transmissível. Causa verrugas e lesões nas áreas afetadas pelo vírus. O HPV é o principal causador de câncer de colo de útero, o terceiro tipo de câncer que mais atinge mulheres.
A vacina contra o HPV de rotina já é disponibilizada para meninos de 11 a 14 anos e meninas de 9 a 14, com esquema vacinal de duas doses. Temporariamente, a partir dessa segunda-feira (12), a faixa etária foi ampliada. Em Maringá, são 800 doses de vacina contra o HPV que serão disponibilizadas para jovens de 15 a 26 anos. Segundo a coordenadora de vacinas da Sala de Vacinas de Maringá, Edlene Góis, para essa faixa etária, serão três doses. [ouça o áudio acima]
A vacina contra o HPV também previne contra o câncer na genitália e faringe. Em Maringá, 24 unidades de Saúde farão aplicação das doses. Na parte da manhã, das 8h30 às 12h30, funcionam as unidades:Aclimação, Alvorada I, Alvorada III, Cidade Alta, Grevíleas, Império do Sol, Industrial, Morangueira, Ney Braga, Olímpico, Piatã, Vila Operária e Zona 06.
Já no período da tarde, das 13h30 às 18h30, a aplicação da vacina contra HPV será nas unidades:
Internorte, Parigot de Souza, Paris, Portal das Torres, São Silvestre, Universo, Vila Vardelina e Vila Esperança. Em período integral nas unidades de Saúde de Floriano e Iguatemi.