Samu Norte Novo recebe equipamentos de acesso vascular intraósseo
Divulgação

Doação

Samu Norte Novo recebe equipamentos de acesso vascular intraósseo

Saúde por Carina Bernardino em 25/11/2019 - 16:45

A doação foi feita por uma universidade de Maringá. O EZ-IO será utilizado em situações emergenciais de pacientes graves e vítimas de trauma. É o 1º dispositivo do tipo no Paraná.

Todas as unidades de atendimento avançado do Samu Norte Novo, com sede em Maringá, terão dispositivos eletrônicos EZ-IO, equipamento de acesso vascular intraósseo. No Paraná, este é o primeiro Serviço de Atendimento Móvel de Urgência equipado com o dispositivo. A doação foi feita pela Unicesumar, numa solenidade realizada na tarde desta segunda-feira (25). A utilização será em situações consideradas emergenciais, em que os pacientes correm o risco de morrer. O professor responsável pelo SimuLab (Laboratório de Habilidades Clínica e Simulação Realística) da instituição, Sérgio Ricardo Lopes, explica como surgiu a parceria com o Samu.

O investimento nos equipamentos doados ao Samu foi de R$ 50 mil. O médico intensivista Márcio Ronaldo, diretor do Samu Norte Novo, diz que o dispositivo irá ajudar a salvar vidas, além de evitar sequelas nos pacientes. É que o equipamento permite o acesso rápido no interior dos ossos da vítima e a administração mais eficaz da medicação.

O Samu e a Unicesumar possuem outras parcerias, por conta do curso de medicina ofertado pela instituição. Atualmente, há alunos exercendo estágio nas unidades avançadas do município.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade