Samu Norte Novo recebe equipamentos de acesso vascular intraósseo
Divulgação

Doação

Samu Norte Novo recebe equipamentos de acesso vascular intraósseo

Saúde por Carina Bernardino em 25/11/2019 - 16:45

A doação foi feita por uma universidade de Maringá. O EZ-IO será utilizado em situações emergenciais de pacientes graves e vítimas de trauma. É o 1º dispositivo do tipo no Paraná.

Todas as unidades de atendimento avançado do Samu Norte Novo, com sede em Maringá, terão dispositivos eletrônicos EZ-IO, equipamento de acesso vascular intraósseo. No Paraná, este é o primeiro Serviço de Atendimento Móvel de Urgência equipado com o dispositivo. A doação foi feita pela Unicesumar, numa solenidade realizada na tarde desta segunda-feira (25). A utilização será em situações consideradas emergenciais, em que os pacientes correm o risco de morrer. O professor responsável pelo SimuLab (Laboratório de Habilidades Clínica e Simulação Realística) da instituição, Sérgio Ricardo Lopes, explica como surgiu a parceria com o Samu.

O investimento nos equipamentos doados ao Samu foi de R$ 50 mil. O médico intensivista Márcio Ronaldo, diretor do Samu Norte Novo, diz que o dispositivo irá ajudar a salvar vidas, além de evitar sequelas nos pacientes. É que o equipamento permite o acesso rápido no interior dos ossos da vítima e a administração mais eficaz da medicação.

O Samu e a Unicesumar possuem outras parcerias, por conta do curso de medicina ofertado pela instituição. Atualmente, há alunos exercendo estágio nas unidades avançadas do município.