Resolução estabelece normas para o 'Parceiro da Escola'
Imagem Ilustrativa | Foto: Gabriel Rosa/AEN

Votação

Resolução estabelece normas para o 'Parceiro da Escola'

Educação por Redação CBN Maringá em 03/12/2024 - 11:18

A Secretaria de Estado da Educação divulgou nessa segunda-feira (3) a resolução que estabelece as regras para as consultas do programa Parceiro da Escola, previstas para a próxima sexta-feira (6), sábado (7) e segunda-feira (8), em 177 escolas de 98 municípios. A consulta acontece apenas nas escolas elegíveis, listadas na lei que institui o programa. Na cédula de votação, o público apto a votar escolhe entre as opções "sim, aceito a implementação do Programa Parceiro da Escola" ou "não, recuso a implementação do Programa Parceiro da Escola". As votações acontecem na sexta e na segunda das oito horas da manhã às oito e meia da noite, e no sábado das oito da manhã às cinco da tarde.

Estão aptos a votar professores efetivos e contratados em Regime Especial, funcionários efetivos e contratados em Regime Especial, pais ou responsáveis por estudantes menores de 18 anos e estudantes maiores de 18 anos completos na data da consulta. O processo vai contar com a participação de três comissões consultivas: a Comissão Central é responsável por organizar as votações, a Comissão Regional do Núcleo ajuda a divulgar o processo, além de receber e manter sob sigilo as atas de votação, e a Comissão Consultiva Local, que faz o acompanhamento no local. Os votos são depositados em urnas lacradas e ficam sob responsabilidade do diretor das instituições. A abertura dos votos acontece na próxima segunda-feira. Segundo o secretário de Educação, Roni Miranda, o programa é uma ferramenta estratégica para melhorar a qualidade da educação no Paraná.

As empresas de gestão educacional ficam responsáveis pelo gerenciamento administrativo de escolas selecionadas e pela gestão de terceirizados na limpeza e segurança. A lei que institui o programa foi sancionada em junho. O projeto-piloto já é desenvolvido desde 2023 no Colégio Estadual Aníbal Khury, em Curitiba, e no Colégio Estadual Anita Canet, em São José dos Pinhais, na Região da Capital, totalizando 2.100 estudantes atendidos.

Com informações da AEN.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade