Repaginada, técnica do eletrochoque é solução para casos graves
Luciana Peña/CBN Maringá

Jornada Psiquiátrica

Repaginada, técnica do eletrochoque é solução para casos graves

Saúde por Luciana Peña em 31/08/2018 - 11:19

Regulamentada desde 2002 como eletroconvulsoterapia, a técnica é aplicada em hospitais  especializados e ajuda os pacientes que não respondem a medicamentos. O tema é um dos debatidos na Jornada de Psiquiatria de Maringá.

20% dos pacientes com transtornos mentais não respondem a medicamentos e tratamentos convencionais. Eles acabam entrando em depressão profunda , com casos de catatonia e suicídio.

Uma técnica utilizada desde 2002 em pacientes nestas condições é a eletroconvulsoterapia. As raizes desta técnica estão na origem do tratamento psiquiátrico, é o temido eletrochoque, que entrou para a história da psiquiatria como uma tortura. A técnica moderna segue protocolos e pode ser a única solução para pacientes em estado muito grave, diz o psiquiatra Rafael Bernardon Ribeiro, um dos palestrantes da XII Jornada de Psiquiatria de Maringá, realizada na Sociedade Médica.

Exposição “Transformando seu Olhar” reúne telas pintadas por pacientes psiquiátricos de Maringá. O acervo é do Hospital Psiquiátrico e está na Sociedade Médica nesta sexta-feira (31) durante a XII Jornada de Psiquiatria. A pintura é considerada terapêutica. Ela permite aos pacientes expressar sentimentos represados  no inconsciente.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade