REVOGAÇO PODE ENTRAR EM PAUTA AMANHÃ
O projeto de lei elaborado pelo vereador Homero Marchese, com apoio dos vereadores Onivaldo Barris, Jean Marques, Altamir e Sidnei, pode entrar na pauta na sessão de amanhã.
A ideia é revogar 1.116 projetos de lei que são inúteis. No total, Maringá tem 12 mil leis, sendo algumas antigas, ultrapassadas e algumas até inconstitucionais.
Entre as leis relacionadas para revogação há uma de 2007 que dispõe sobre a “adequação do Parque Alfredo Nyffeler para transformá-lo em um pesqueiro municipal” e outra, de 2012, que “autoriza a criação de espaços destinados à atividade de soltar pipas em Maringá”.
MUDANÇAS NOS PARTIDOS
No primeiro semestre do ano que vem teremos muita movimentação nos partidos políticos. Acredito que serão mais intensas a partir de março, mas poderemos ter episódios antes disto.
Digo março porque teremos posses antes. Presidente e governadores, em 1º de janeiro. Deputados estaduais, federais e senadores no dia 1º de fevereiro.
Mas algumas já estão em andamento. O presidente estadual do MDB, senador Roberto Requião, publicou ontem edital convocando os delegados do partido para uma convenção estadual que será realizada no dia 15 de dezembro, das 9 às 13 horas, na sede do diretório regional do MDB, na avenida Vicente Machado, 988 - Batel - Curitiba.
A pauta da convocação:
- Eleição do Diretório Estadual do MDB, com 71 membros titulares e 23 suplentes.
- Eleição de 12 delegados titulares e 12 delegados suplentes à Convenção Nacional.
- Eleição de 7 membros titulares e 7 suplentes do Conselho de Ética do partido.
- Depois da eleição do diretório, em até cinco dias, será eleita a nova Comissão Executiva do MDB.
O deputado federal João Arruda é candidato a presidente do MDB do Paraná.
O que se sabe: o partido se desalinhou e fragmentou no Paraná. Uma reunificação com vistas a 2020 parece ser a primeira tarefa do Diretório Estadual.
Esta eleição no MDB promete movimentar o partido, em todas as regiões do Paraná.
Terá reflexos importantes em todas as regiões do Paraná. Vamos acompanhar a movimentação.
CPIs
Ontem falamos sobre a CPI do Transporte Coletivo. Vamos aguardar a íntegra das propostas do relatório. Qual será o direcionamento dado pela Câmara em relação à empresa concessionária e o sistema de transporte coletivo.
O ouvinte Junior Batalini encaminhou ontem, por WhatsApp, uma pergunta: “E a CPI do Parque Industrial e do Terminal Intermodal da gestão passada?”
O que acompanhamos, em resumo: Foram CPIs anunciadas com ênfase e muitas denúncias que não se confirmaram depois, nas CPIs. De qualquer forma, os relatórios foram encaminhados ao Ministério Público. Tive informações de que há investigações em andamento.