Profissionais da educação estão reunidos em frente à prefeitura
Foto: Letícia Tristão/CBN Maringá

Paralisação

Profissionais da educação estão reunidos em frente à prefeitura

Educação por Letícia Tristão em 29/09/2022 - 09:04

A paralisação das atividades nesta quinta-feira (29) é pela reivindicação do pagamento do piso do magistério. A Secretaria de Educação diz que as unidades escolares estão recebendo alunos normalmente. 

Professores e educadores do magistério paralisaram as atividades nesta quinta-feira (29) e estão reunidos em frente à Prefeitura de Maringá.

A reivindicação da categoria é o pagamento do piso do magistério. De acordo com o Sismmar, sindicato que representa a categoria, há defasagem no salário dos professores e educadores infantis. No primeiro trimestre do ano, a Prefeitura de Maringá reajustou o salário dos servidores em 10,6%. O sindicato diz que com isso houve aproximação ao piso nacional, mas ainda há uma defasagem de 9,22% para os professores e 61% para os educadores.

categoria realizou uma assembleia nessa quarta-feira (28) e decidiu que a paralisação seria apenas por um dia, explica a presidente do Sismmar, Priscila Guedes. [ouça o áudio acima]

A discussão para o pagamento do piso salarial se estende por meses em Maringá. Os profissionais da educação, que são quase 4 mil, segundo o sindicato, pedem o pagamento do percentual de reajuste de 33% definido pela União em portaria. No entanto, a Justiça reconheceu em uma ação impetrada pela prefeitura que a portaria não é suficiente para garantir o pagamento do piso do magistério. A prefeitura alega também que poderia ultrapassar o limite prudencial de gastos do município.

A Jocelene Esposito é educadora infantil e diz que a defasagem salarial está em mais de mil reais. [ouça o áudio acima]

A Secretaria Municipal de Educação garante que as escolas e Cmeis estão abertas e recebendo todos os alunos nesta quinta-feira (29), diz a secretária Tânia Periotto. [ouça o áudio acima]

Apesar disso, ouvintes entraram em contato dizendo o contrário e relatando que não enviaram os filhos para a escola porque haveria menos servidores para cuidar das crianças por causa da paralisação. Referente a essa alegação, a prefeitura disse que “todos os Cmeis estão abertos e todos os alunos estão sendo atendidos.”

 

Letícia Tristão / CBN Maringá
Letícia Tristão / CBN Maringá

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade