Assembleia
Professores municipais de Maringá decidem por paralisação nessa quinta-feira (29)
Educação por Ricardo Freitas/GMC Online em 29/09/2022 - 07:21Professores e educadores de Maringá realizaram uma assembleia na Câmara de Vereadores na noite dessa quarta-feira (28) e aprovaram a paralisação das atividades nesta quinta-feira (29). As escolas municipais devem estar fechadas durante todo o dia.
Está programada uma manifestação em frente a prefeitura a partir das 7h30. No local, os professores decidirão por quanto vai durar a paralisação.
Segundo o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Maringá (Sismmar), a prefeitura não está cumprindo o piso nacional do magistério. No início do ano, o Governo Federal reajustou o piso em 33,24%, e com isso, o salário foi para R$ 3.845,63.
No dia 15 de setembro, o sindicato já havia optado por um indicativo de greve, e abriu espaço para uma negociação com a prefeitura, mas não houve nenhuma procura, de acordo com o próprio Sismmar.
Ainda segundo o sindicato, a prefeitura de Maringá entrou com uma medida contra a União. A juíza Vera Lúcia Feil, da 6ª Vara Federal de Curitiba, considerou a inconstitucionalidade na implementação do piso do Magistério.
No primeiro trimestre do ano, a prefeitura de Maringá reajustou o salário dos servidores em 10,6%. Com isso, de acordo com o sindicato, houve uma aproximação com o piso nacional, mas ainda há uma defasagem de 9,22% para os professores e 61% para os educadores.
Maringá possuí 3.454 professores que atendem cerca de 40 mil alunos.
(atualização às 07h33): De acordo com a secretária municipal de Educação, Tânia Periotto, as aulas estão mantidas com remanejamento de professores onde houver ausência por causa da paralisação)
(atualização às 8h11): Apesar da informação da secretária de Educação, pais estão entrando em contato dizendo o contrário, que não há aula nos CMEIs onde os filhos estudam.
Acesse GMC Online
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550
Notícias Relacionadas
Notícias da mesma editoria
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade