Procura por vacinas contra a gripe em clínicas particulares aumenta
Imagem Ilustrativa | Foto: Arquivo/Agência Brasil

Imunização

Procura por vacinas contra a gripe em clínicas particulares aumenta

Saúde por Luciana Peña em 03/01/2022 - 16:05

Mas os estoques adquiridos no primeiro semestre de 2021 vão vencer este mês. A imunização no sistema privado ficou abaixo do esperado por causa do intervalo que era obrigatório entre a vacina da Covid-19 e a da gripe.

A campanha de vacinação contra a gripe em 2021 ficou abaixo do esperado. E o principal motivo foi a Covid-19. Todas as atenções estavam voltadas para a pandemia. Além disso, no começo da campanha a orientação era que houvesse um intervalo de 14 dias entre uma e outra vacina.

Com o aumento de casos de gripe e o surgimento da variante H3N2 a procura pela vacina aumentou. A rede pública oferece a vacina para todos os públicos a partir dos seis meses de vida.

A rede privada também. E nas clínicas particulares houve um aumento da procura pela vacina. Mas nem todas as clínicas têm doses.

E nas clínicas onde a vacina ainda é encontrada, os estoques são pequenos.
Outro detalhe é que as vacinas vencem este mês, diz a enfermeira Evelin Placido dos Santos, presidente da Sociedade Brasileira de Imunização da regional São Paulo e apoiadora técnica de uma clínica particular de vacinas de Maringá. [ouça o áudio acima]

Algumas clínicas chegaram a desprezar estoques de vacinas contra a gripe. [ouça o áudio acima]

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade