Nas décadas de 1990 e 2000, ter balões sobrevoando a cidade em competições de alto nível era comum e, em duas ocasiões, um balão chegou a ser inflado dentro da Catedral, cartão-postal de Maringá. A Secretária Municipal de Aceleração Econômica e Turismo, Isolene Niedermeyer, diz que tinha o desafio de trazer algo impactante para a cidade e decidiu matar as saudades dos apaixonados pelas cores e formas que tomavam conta dos céus maringaenses.
[ouça o áudio acima]
O evento será realizado em uma parceria entre o município e Secretaria de Turismo do Estado. Pelo menos dez pilotos já confirmaram a participação. Wilson Bittencourt, mais conhecido como “Xuxa” entre os balonistas, é um dos participantes confirmados. Ele é natural de São Paulo, mas se encantou por Maringá participando dos campeonatos de balonismo e decidiu se mudar para a Cidade Canção. Agora, aguarda ansioso a retomada da presença dos balões nos céus de Maringá.
[ouça o áudio acima]
Lucas Chemin, representante da Federação Paranaense de Balonismo e dono da maior fábrica de balões do Brasil, é filho do presidente da Federação, Mauro Leandro Chemin. A família toda é envolvida no esporte, porém o número de praticantes no Estado vem caindo.
[ouça o áudio acima]
Lucas frisa que a atividade traz visibilidade para as cidades onde ocorrem competições, fomentando o turismo e o comércio.
[ouça o áudio acima]
Entre as atrações que o público vai poder conferir está o Night Glow, um espetáculo de luzes com os balões realizado à noite, no antigo aeroporto de Maringá e que vai contar com alguns em formatos de personagens, como o Pica-Pau, dos desenhos animados. A observação é aberta ao público e gratuita. Também haverá palestras sobre o esporte em escolas municipais, onde as crianças poderão ver os balões de ar quente de pertinho.
As atrações de balonismo se juntarão à realização da Festa da Canção, que vai ocorrer no mesmo período, na Praça do Antigo Aeroporto e também com a Feira do Micro e Pequeno Empreendedor, que será no mesmo local.