Pregão para manutenção de abrigos de ônibus é suspenso em Maringá
Foto: Luciana Peña/Arquivo CBN Maringá

Dinheiro público

Pregão para manutenção de abrigos de ônibus é suspenso em Maringá

Política por Luciana Peña em 10/02/2022 - 13:42

O Observatório Social de Maringá pediu a impugnação de uma licitação, na modalidade pregão eletrônico, que tinha o objetivo de contratar uma empresa especializada na limpeza e manutenção de abrigos de ônibus. O OSM apontou vários problemas na licitação e a Prefeitura de Maringá decidiu suspender o pregão.

O pregão eletrônico número 16 de 2022, no valor máximo de R$ 3,2 mi, pretende contratar uma empresa para fazer a manutenção dos abrigos de ônibus amarelos.

Mas o pregão foi suspenso pela Prefeitura de Maringá depois que o Observatório Social (OSM) pediu a impugnação do processo.

O Observatório apontou uma série de inconsistências na licitação. A principal delas foi a falta de planejamento, apesar de se tratar de um registro de preços.

No edital não constava detalhadamente que tipo de serviço seria executado em cada unidade, porque também não havia o endereço de cada abrigo.

O Observatório questionou: se em um dos abrigos o único serviço necessário fosse a retirada de um adesivo, por exemplo, a empresa receberia o valor cheio previsto para a limpeza dos abrigos do tipo simples?

Outro problema foi não separar o preço do produto e da mão de obra. Num item do pregão analisado pelos técnicos do Observatório, a mão de obra ficaria em 1.084 reais para um produto de apenas 6 reais.

O edital também dificultou a participação de empresas de outras cidades, na avaliação da entidade.

A presidente do Observatório Social Cristiane Mari Tomiazzi explica em linhas gerais as possíveis falhas do processo apontadas pela entidade. [ouça o áudio acima]

A Secretaria de Mobilidade Urbana informou que o pregão foi suspenso temporariamente até que todos os questionamentos sejam respondidos.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade