Os passeios de trenzinho no interior do Parque do Ingá retornaram em outubro de 2018, em comemoração aos 47 anos da reserva, celebrado no dia 17 daquele mês, e permaneceram até janeiro deste ano em caráter experimental. A passagem para o trenzinho foi um quilo de alimento não perecível, doado ao Provopar.
É que a prefeitura queria ter certeza sobre a necessidade de reativar ou não o serviço no município. A decisão foi tomada no final do mês passado, após balanço comprovar que durante os testes mais de 13 mil visitantes fizeram os passeios. Agora, a operação do trenzinho será licitada, como explica o gerente de Áreas de Preservação Ambiental, Adeilson Renato da Silva.
Durante os três meses, a gerência do Parque do Ingá percebeu que o trenzinho ainda é memória viva na vida de muitas pessoas.
E mais do que promover o transporte de visitantes dentro da reserva, o trenzinho permite ainda que alunos aprendam sobre educação ambiental. O agendamento é feito pelas próprias escolas, públicas ou privadas.
Atualmente, a prefeitura estima que o Parque do Ingá receba no mês até 50 mil visitantes. Com a reativação do trenzinho, o número deve ser ampliado. Lembrando que a reserva foi fundada em Maringá na década de 1970.