
Tráfico internacional de armas
Vítimas de violência
A Prefeitura de Maringá publicou, nesta terça-feira (16), licitação para contratar empresa que vai locar, por doze meses, botões do pânico. Os dispositivos serão destinados a mulheres vítimas de violência. Além de disponibilizar 50 botões do pânico, a empresa terá que que fornecer licenças de software e smartphones.
A prefeitura pretende pagar, no máximo, R$ 162,4 mil pelo serviço, valor adquirido por meio de convênio estadual no ano passado. Segundo o edital de licitação, entre as exigências, o botão do pânico precisa rastrear informações georreferenciadas dos dispositivos das vítimas, emitir relatórios gerenciais contendo informações dos dispositivos, transmitir e gravar áudio captado pelo dispositivo da vítima no momento do acionamento e enviar notificações emergenciais e alertas customizados às usuárias.
A implantação do botão do pânico é um processo que ocorre desde julho de 2018, quando o governo repassou o recurso. Na época, o dinheironão poderia ser utilizado porque era preciso que a Câmara Municipal aprovasse suplementação de recursos no orçamento da Secretaria da Mulher de Maringá (Semulher).
Vencida essa etapa, a pasta havia informado, em fevereiro deste ano, que contrataria o Instituto Nacional de Tecnologia Preventiva (INTP) para fornecer os dispositivos. No entanto, a administração municipal entendeu que seria preciso abrir um pregão eletrônico para que outras empresas interessadas pudessem participar da licitação.
Agora, a abertura dos envelopes com as propostas dos interessados será realizada no dia 2 de maio. A expectativa é de que ainda no fim de maio os botões sejam entregues para as mulheres que necessitam do dispositivo.
A Patrulha Maria da Penha, da Guarda Municipal, ficará responsável por atender as demandas do sistema. A equipe responsável ainda precisa ser treinada para executar a função.
Por Nailena Faian / Portal GMC Online
Notícias da mesma editoria
Tráfico internacional de armas
Estratégia do crime
Caminhão com nota fiscal quente transportava 350 mil maços de cigarros
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade
Editorias
Boletins
Institucional
Institucional