

Paraná
Prefeito de Mato Rico é preso em operação do MP
Cidade por Luciana Peña em 28/05/2025 - 17:42O prefeito da cidade de Mato Rico foi preso preventivamente nesta quarta-feira (28) durante a Operação Cercados, do Ministério Público do Paraná.
A operação apura desvio de recursos públicos e fraude em licitações e contratos envolvendo uma cooperativa da cidade.
Além do prefeito, outros seis servidores públicos municipais e o ex-presidente da cooperativa são investigados.
Todos tiveram bens bloqueados num total de R$ 1,8 mi.
O pedido de prisão foi realizado pelo Núcleo Criminal da Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos (Subjur) do MPPR e autorizado pelo Tribunal de Justiça.
O prefeito também responde a sete ações no âmbito civil.
A CBN tenta contato com a defesa do prefeito.
Atualizado em 11/06/25 às 16h28 - Em nota, a defesa do prefeito se manifestou. Leia na íntegra:
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) concedeu, em decisão liminar, a revogação da prisão preventiva de Edelir de Jesus Ribeiro da Silva, Prefeito do Município de Mato Rico/PR. O pedido de Habeas Corpus (HC) foi impetrado pelo advogado Fernando Quevem Cardoso Moura, do escritório Fernando Moura & Advogados Associados. O Prefeito Edelir da Silva foi preso preventivamente e afastado do cargo em razão de investigação que apura supostas irregularidades em contratações de Cooperativa local, a Ecomar. A decisão liminar do STJ, proferida pelo Min. Reynaldo Soares Da Fonseca, da 5ª Turma, reconhece que houve evidente precipitação na decisão tomada unilateralmente pelo Juiz relator do caso e assim determinou o imediato alvará de soltura. O retorno do prefeito ao mandato, bem como a revogação das demais cautelares deferidas serão analisadas no julgamento colegiado do Habeas Corpus, que deve ocorrer nas próximas semanas. Com a concessão da liminar, o Prefeito Edelir de Jesus Ribeiro da Silva será imediatamente posto em liberdade, aguardando o julgamento definitivo do Habeas Corpus.
Notícias da mesma editoria
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade