Pré-candidatos deixam cargos importantes esta semana
Acompanhe O Assunto é política com Diniz Neto, de segunda a sexta, às 09h40 e às 14h20 (foto: Letícia Tristão/CBN Maringá)

O Assunto é Política

Pré-candidatos deixam cargos importantes esta semana

O Assunto é Política por Diniz Neto em 26/03/2018 - 09:49

Manifestações contra Lula se ampliam no Sul e no país.

Faltam 195 dias para 7 de outubro. 6 meses e 7 dias.

Hoje é aniversário da Leal e valorosa cidade de Porto Alegre. Está completando 246 anos.

- SAMU 192. Acontecerá agora de manhã, às 10 horas, no Palácio Iguaçu, a entrega de ambulâncias para o SAMU 192. Este lote de entrega tem um total de 476 ambulâncias, para 365 municípios do país, sendo 22 do Paraná.

A entrega será feita pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, ao lado do governador Beto Richa e da vice-governadora, Cida Borghetti.

- DEFINIÇÕES. E a hora da desincompatibilização para quem quer ser candidato no dia 7 de outubro, está chegando. A data limite é 7 de abril, mas muitos não vão esperar até lá.

Este é o caso do maringaense Wilson Quinteiro, presidente da Paraná Previdência. Ele deixará o cargo na próxima sexta-feira, dia 30 de março.

Ricardo Barros, também aqui de Maringá, deve deixar o Ministério da Saúde amanhã, dia 27 de março. Ele reassumirá a sua cadeira na Câmara dos Deputados, onde exerce grande liderança.

E agora pela manhã, às 11 horas, após o evento de entrega das ambulâncias, o governador Beto Richa deverá anunciar a sua decisão quando à candidatura ao Senado. Sem dúvida esta é a decisão mais aguardada no meio político paranaense.

- LULA. E a caravana de Lula prossegue pelo Sul. Começou no dia 19 de março, em Bagé, com forte manifestação contrária, mobilização que se repetiu nas demais cidades por onde passou no Rio Grande do Sul.

As cenas e imagens de Bagé percorreram o país. Em Passo Fundo, produtores rurais impediram a sua entrada na cidade. Em Santa Maria foram muitos os protestos.

Em Santa Catarina, em Chapecó, na tarde de terça-feira (22), o Legislativo Municipal de Chapecó aprovou moção, de autoria do vereador Ivaldo Pizzinato, na qual repudiava a Presidente da República, Dilma Rousseff, pelo ato de nomeação do ex-presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, como Ministro-Chefe da Casa Civil. A moção foi aprovada por 18 votos a 3.

As visitas de Lula a Chapecó e Santa Catarina foram muito tumultuadas, com forte manifestação contrária. Esta oposição gerou a seguinte frase do ex-presidente: "A gente vai dar é porrada se não respeitarem a gente. Não queremos briga, mas nós não fugiremos dela".

Hoje Lula está em Francisco Beltrão, no Paraná. O dia ontem foi de manifestações e houve confronto entre apoiadores de Lula e manifestantes contra a sua presença na cidade.

Ainda hoje Lula vai a Foz do Iguaçu. Amanhã o roteiro no Paraná inclui Quedas do Iguaçu e Laranjeiras do Sul. E quarta-feira, dia 28, Lula chega Curitiba.

- MANIFESTAÇÕES. A caravana de Lula e a recente atuação do Supremo Tribunal Federal, que impede a prisão de Lula até o dia 4 de abril, são dois fatores que estão mobilizando e levando a manifestações contra Lula. A ideia central é pressionar o Supremo para a decisão que terá que tomar sobre o pedido de “habeas corpus” apresentado por Lula.

As manifestações em Maringá se fundamentam, segundo os organizadores, na indignação com a flexibilização das Leis para criminosos.

Lula tem opositores, mas também apoiadores, para os quais, Lula é um condenado político. A estratégia da caravana parece clara. Mesmo com a contrariedade, ela é mantida. Quanto mais violentas as manifestações, mais possível usar o argumento

Dia 31 - O Movimento Brasil Limpo, que articulou as primeiras manifestações de Maringá, inclusive a de março de 2016, que foi uma das maiores ou a maior proporcional à população da cidade, no Brasil, está articulando um evento local em data NACIONAL. Será dia 31, as 14 na Praça da Catedral.

Dia 3, haverá outra manifestação nacional, desta vez coordenada pelo MBL – Movimento Brasil Livre.

As iniciais do movimento de Maringá também MBL. Aqui o L é “Limpo” e no movimento nacional, mais famoso e conhecido, é “Livre”.

- SARANDI. Na sexta-feira o empresário Amir Machado, o Zinho, protocolou uma denúncia no Ministério Público. Também na área da educação, com mais fatos apontados.

O Ministério Público está realizando, já, estas investigações.

A sessão da Câmara Municipal de Sarandi, hoje, a partir das 18h30, deve ser mais uma vez movimentada e agitada.

Os vereadores estudam a melhor forma do Legislativo contribuir com a apuração dos muitos fatos denunciados no município.

- FESTAS EM CHÁCARAS. A comissão que estuda normas para as festas em chácaras, formada pelos vereadores Mário Verri, Jean, Alex, Sidnei Telles e Onivaldo Barris, apresentará um relatório final agora de manhã, na Câmara de Maringá.

Todos os setores interessados foram ouvidos e este é considerado pelos vereadores o ponto alto do trabalho realizado.

Um ponto ainda em discussão pela comissão é a obrigatoriedade da instalação de câmeras de vigilância nas pequenas chácaras.

- MUNICÍPIOS.

EDUCAÇÃO INFANTIL. Começam a funcionar hoje dois novos Centros de Educação Infantil Municipais, em Marialva: Áurea Matias Franco e Izabel Maria Artero Parra.

HABITAÇÃO. Está em construção o Residencial Vila Rica, em Floraí, que terá 77 casas.

Quer fazer contato com o jornalista Diniz Neto, encaminhar uma sugestão? Envie e-mail para oassuntoepolitica@cbnmaringa.com.br ou mande uma mensagem para o WhatsApp da CBN Maringá. O número é (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade