Práticas ‘integrativas’ melhoraram a qualidade de atendimento
Luciana Peña/CBN Maringá

Saúde

Práticas ‘integrativas’ melhoraram a qualidade de atendimento

Saúde por Luciana Peña em 05/11/2018 - 10:30

O SUS oferece 29 modalidades. Para Ministério da Saúde as práticas ‘integrativas’ combatem a tendência de medicalização na saúde. Tema é debatido na 2a Conferência da Saúde de Maringá.

Ir ao médico e sair com uma lista de remédios. Isso é comum. Mas será que precisa ser assim? Uma pesquisa do Ministério da Saúde aponta que em 30% das consultas preventivas o paciente é orientado a tomar remédios. É uma tendência na saúde no Brasil: a medicalização. E também há um abuso nos exames de saúde disse o coordenador nacional das práticas integrativas e complementares, Daniel Amado. Ele participa em Maringá da 2ª Conferência da Saúde, que começou nesta segunda-feira feira (5) e vai até quarta (7).

O evento é promovido pelo Codem, Sebrae, Sociedade Médica e Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde. As práticas integrativas, que incluem por exemplo yoga e acupuntura, ajudam a combater a tendência de medicalização na Saúde. O Brasil oferece pelo SUS 29 modalidades de práticas integrativas, mas ainda assim é campeão em medicalização e exames complementares, como ressonância magnética. A prática integrativa não abandona o diagnóstico e a prescrição médica. Apenas complementa o tratamento.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade