Possível mudança na secretaria de Cultura preocupa conselho da área
Arquivo/CBN Maringá

Dúvida

Possível mudança na secretaria de Cultura preocupa conselho da área

Cultura por Victor Simião em 17/02/2020 - 19:30

Grupo irá se reunir com gabinete do prefeito para saber se já existe algum nome para ser indicado. A saída de Miguel Fernando Perez por ‘motivos pessoais’ não convenceu pessoas ouvidas pela CBN.

A saída de Miguel Fernando Perez da Secretaria de Cultura de Maringá deixou uma preocupação para o Conselho Municipal da área. Os conselheiros avaliavam Perez como um interlocutor disposto ao diálogo e alguém que conhecia a classe artística. O agora ex-secretário pediu demissão oficialmente no dia 12 de fevereiro, após o prefeito Ulisses Maia responder à CBN no Twitter dizendo que Perez deixaria a pasta. 

O Conselho Municipal de Cultura é um grupo formado por artistas e produtores culturais. Nesta segunda-feira (17), uma assembleia foi marcada. Por falta quórum, não houve essa reunião. Entretanto, os conselheiros agendaram uma reunião com Domingos Trevizan, chefe de gabinete do município. Será nesta terça-feira (18). 

Eles querem saber se já há um nome para a secretaria. Se sim, quem.  

Segundo o presidente do Conselho, Pedro Marques, a principal preocupação é a continuidade dos editais, como Aniceto Matti. O Conselho também pensa em indicar três nomes.

Miguel Fernando Perez alegou ter saído por motivos pessoais. Produtores consultados pela CBN disseram não ter muita certeza quanto a essa decisão e falaram que desgastes internos podem ter levado a saída dele. . 

O sociólogo Tiago Valenciano, que presidia o Conselho Municipal de Cultura, renunciou ao cargo dizendo ter tomado a decisão em solidariedade a Miguel Fernando. Essa ação motivou ainda mais a conversa de que a saída do secretário não foi tão amistosa quanto parece. 

Para o Conselho Municipal, Francisco Pinheiro, diretor da Secretaria de Cultura, deveria assumir como secretário até o fim do ano para dar continuidade ao trabalho. 

A CBN apurou que ao menos um produtor cultural e um artista foram consultados para ocupar o cargo de secretário de Cultura.

A mudança no secretariado tem ocorrido desde o início do ano. Vagner de Oliveira deixou a Secretaria de Serviços Públicos após uma série de reportagens da CBN em relação às roçadas. Francisco Favoto, secretário de Inovação e Desenvolvimento, pediu exoneração por motivos pessoais. Ainda pode haver mudança na Saúde.

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade