Por conta de protocolo, internação por síndrome respiratória aumenta 233%
Imagem Ilustrativa/Foto: TV Brasil

Maringá

Por conta de protocolo, internação por síndrome respiratória aumenta 233%

Saúde por Victor Simião em 22/06/2020 - 19:50

Até o dia 20 de junho deste ano, 643 pessoas tinham sido internadas com essa doença em Maringá. No mesmo período do ano passado, 193. Segundo a Prefeitura, embora o registro seja feito como síndrome grave, qualquer problema respiratório está sendo notificado dessa forma para haver autorização do teste da Covid-19. Um médico especialista crItica a medida da Prefeitura.

De janeiro até o dia 20 de junho deste ano, 643 pessoas tinham sido internadas com a chamada SRAG, ou síndrome respiratória aguda grave. O número é 233% maior que o registrado no mesmo período de 2019. No ano passado, foram 193. O dado consta em um relatório da Prefeitura de Maringá. Essa síndrome não é coronavírus, mas o município tem monitorado porque os sintomas são semelhantes aos da Covid-19. 

Conforme o relatório, até o dia 28 de março deste ano, o número de internações pela SRAG era semelhante ao registrado no mesmo período de 2019. Em meio à pandemia da Covid-19, o número aumentou significativamente, assim como o de notificações.  

A CBN procurou a Prefeitura de Maringá para entender se havia um motivo para isso. Há.  A explicação é da assessoria de imprensa. Desde o início da pandemia, em março, a Secretaria Municipal de Saúde orientou aos hospitais e unidades de saúde em Maringá que registrassem como síndrome grave, a SRAG, qualquer caso de pessoas com problemas respiratórios. O motivo é um protocolo definido na cidade. Com esse tipo de registro, o município indica o teste do novo coronavírus. Dessa forma, entende que há mais chances de encontrar resultados positivos. 

Das 643 pessoas que foram internadas em Maringá a partir desse protocolo da Prefeitura, com a síndrome respiratória aguda grave, 63,6% delas não tiveram o vírus responsável identificado. Em seguida, com 13,4% ficaram outros vírus. 12% estão em investigação. O coronavírus apareceu em 9,2% dos casos; 0,8%, por influenza sem especificação. 

A CBN consultou um médico especialista na área que atua na cidade. Ele pediu para não ser identificado, mas criticou a decisão da Prefeitura de Maringá. Segundo ele, esse registro induz ao erro porque dá a entender que há pessoas com graves doenças respiratórias, quando não há de fato. O médico também disse que não há razões claras para essa medida do Executivo, e que, se houvesse realmente o problema respiratório grave no nível como o apresentado pela Prefeitura, as UTIs estariam lotadas. 

A Prefeitura de Maringá entende a medida como necessária para fazer mais exames do novo coronavírus.

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade