A investigação, conduzida pela Delegacia da Polícia Federal de Guaíra, começou há um ano e meio depois que um dos investigados, já condenado por contrabando de cigarros e participação em organização criminosa, teve aumento expressivo na aquisição de patrimônios.
Segundo a polícia, ele seria o líder de um grupo de pessoas envolvidas nos crimes de lavagem de dinheiro por contrabando de cigarros na região de fronteira com o Paraguai.
Nesta quinta-feira (4), 90 policiais federais cumpriram 15 mandados de busca e apreensão em quatro estados do Brasil, na Operação Las Fábulas, que tem por objetivo desarticular financeiramente o grupo. Os mandados são cumpridos em Guaíra/PR, Guaratuba/PR, Itapema/SC, Goiânia/GO e Paracatu/MG.
De acordo com o delegado de Polícia Federal Rafael Favreto Machado, o principal suspeito havia adquirido apartamentos de luxo em Santa Catarina e um hotel em Guaíra, que recebia remessas de dinheiro de empresas fictícias de outros estados. [ouça o áudio acima]
O total em bens e imóveis já identificado na investigação soma mais de R$ 16 milhões. A Justiça Federal determinou o sequestro de 12 imóveis e o bloqueio imediato das contas bancárias de pelo menos 35 pessoas e empresas. Segundo a polícia, o congelamento das contas pode chegar a R$ 20 milhões.
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550