Polícia Federal deflagra operação contra lavagem de dinheiro na região da fronteira com o Paraguai
Foto: Divulgação/PF

Contrabando

Polícia Federal deflagra operação contra lavagem de dinheiro na região da fronteira com o Paraguai

Segurança por Letícia Tristão em 04/11/2021 - 14:11

15 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos no Paraná, Santa Catarina, Goiás e Minas Gerais. Mais de 30 pessoas e empresas são investigadas e tiveram imóveis sequestrados e contas bancárias congeladas.

A investigação, conduzida pela Delegacia da Polícia Federal de Guaíra, começou há um ano e meio depois que um dos investigados, já condenado por contrabando de cigarros e participação em organização criminosa, teve aumento expressivo na aquisição de patrimônios.

Segundo a polícia, ele seria o líder de um grupo de pessoas envolvidas nos crimes de lavagem de dinheiro por contrabando de cigarros na região de fronteira com o Paraguai.

Nesta quinta-feira (4), 90 policiais federais cumpriram 15 mandados de busca e apreensão em quatro estados do Brasil, na Operação Las Fábulas, que tem por objetivo desarticular financeiramente o grupo. Os mandados são cumpridos em Guaíra/PR, Guaratuba/PR, Itapema/SC, Goiânia/GO e Paracatu/MG.

De acordo com o delegado de Polícia Federal Rafael Favreto Machado, o principal suspeito havia adquirido apartamentos de luxo em Santa Catarina e um hotel em Guaíra, que recebia remessas de dinheiro de empresas fictícias de outros estados. [ouça o áudio acima]

O total em bens e imóveis já identificado na investigação soma mais de R$ 16 milhões. A Justiça Federal determinou o sequestro de 12 imóveis e o bloqueio imediato das contas bancárias de pelo menos 35 pessoas e empresas. Segundo a polícia, o congelamento das contas pode chegar a R$ 20 milhões.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade