Plantão psicológico já recebeu 3.500 ligações em Maringá
Imagem Ilustrativa/Foto: Arquivo/Agência Brasil

Serviço

Plantão psicológico já recebeu 3.500 ligações em Maringá

Saúde por Victor Simião em 22/09/2020 - 16:20

A iniciativa da Secretaria de Saúde busca auxiliar por telefone quem estiver com algum problema psicológico motivado principalmente devido à Covid-19. O serviço funciona das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira.

Criado em abril de 2020, quase um mês após o primeiro caso confirmado de Covid-19 na cidade, o plantão psicológico da Secretaria de Saúde de Maringá segue ativo. De lá para cá, foram 3.500 atendimentos por telefone. Os psicólogos da pasta estão organizados para conversar com quem tiver algum tipo de problema neste momento de pandemia - algo muitas vezes causado pelo isolamento social.

O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Nos últimos meses, tem havido diminuição no número de chamadas. Na avaliação da Saúde, há vários motivos para isso: as pessoas começaram a entender o funcionamento do novo coronavírus, por exemplo. Além disso, os psicólogos voltaram a atender nas Unidades Básicas de Saúde - o que leva a população a frequentar as UBS, avalia a gerente de saúde mental de Maringá, psicóloga Maria Heloísa Cella. [ouça no áudio acima]

No plantão psicológico, o atendente avalia se é necessário encaminhar para algum serviço ou apenas conversar. É o que é chamado de acolhimento.

O telefone é o(44) 3309-4700.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade