UEM
Pesquisadores criam software baseado em IA que analisa DNA em minutos
Educação por Brenda Caramaschi em 10/12/2024 - 10:08Professores e estudantes da Universidade Estadual de Maringá automatizaram um processo que, manualmente, pode demorar semanas, mas com a ajuda do software criado, leva apenas alguns minutos. Uma pesquisa na área de Biotecnologia iniciada, em 2021, pelo doutorando Clenivaldo Pires da Silva e o professor João Alencar Pamphile, falecido no mesmo ano, vítima da covid-19, resultou no desenvolvimento do programa de computador Gel Analysis App – Molecular Analysis Automation System.
O software reduz consideravelmente o tempo de leitura de géis de eletroforese – técnica laboratorial usada para separar proteínas com base em seu tamanho, carga elétrica ou outras propriedades em análises. A rapidez dessa análise diante do método tradicional é surpreendente, como explicam os professores Yandre Maldonado e Gomes da Costa (do Departamento de Informática e Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação) e Julio Cesar Polonio (do Departamento de Biotecnologia, Genética e Biologia Celular, e Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Ambiental), que participaram da pesquisa.
Notícias da mesma editoria
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade