Pecuaristas devem atualizar rebanhos com a Adapar a partir deste sábado (1º)
Imagem Ilustrativa | Foto: Gilson Abreu/Arquivo/AEN

Paraná

Pecuaristas devem atualizar rebanhos com a Adapar a partir deste sábado (1º)

Paraná por Letícia Tristão em 30/04/2021 - 16:56

Este ano, o cadastro será em etapa única. A campanha encerra em 30 de junho. 

Produtores rurais que criam animais de produção devem atualizar o cadastro dos rebanhos com a Adapar, a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná. O prazo começa neste sábado (1º) e termina no dia 30 de junho. Este ano, a campanha será em etapa única.

Os pecuaristas precisam atualizar informações sobre todas as espécies de animais existentes na propriedade (bovinos, búfalos, equinos, asininos, muares, suínos, ovinos, caprinos, aves, peixes e outros animais aquáticos, colmeias de abelhas e bicho da seda).

Caso o produtor rural não atualize o cadastro, não poderá obter a Guia de Trânsito Animal (GTA), que é o documento que permite a movimentação de animais entre propriedades e para abate nos frigoríficos, além de sofrer penalidades previstas na Legislação.

O diretor-presidente da Adapar, Otamir Cesar Martins, faz um apelo para que os produtores não deixem de fazer a atualização no sistema do site da Adapar. [ouça o áudio acima]

O Paraná é reconhecido nacionalmente como Área Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação desde 1º de setembro de 2020.

O Paraná tem 158 mil propriedades e 192 mil explorações pecuárias. As principais espécies somam cerca de 8,6 milhões de bovinos, 6,3 milhões de suínos, 20 mil aviários, 240 mil equídeos, entre outros animais.

Com informações da Agência Estadual de Notícias

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade