O tradicional Passeio Ciclístico da Primavera é no próximo domingo (8) e terá duas opções de percurso, ambos saindo da Academia da Terceira Idade do Bosque II.
A primeira opção tem apenas 2 quilômetros e passa pela Avenida Nóbrega e a Praça Nossa Senhora de Sião. O segundo, mais longo, tem sete quilômetros e inclui também a Praça da Catedral e as avenidas Tiradentes, Duque de Caxias, Horácio Raccanello Filho, Prudente de Morais e Avenida Paraná.
E para promover uma inclusão ainda maior, nesta 36ª edição do projeto, patinetes, skates, patins e outros meios de locomoção limpos vão dividir espaço com as bicicletas, como conta Jany Lima, diretora artística do Grupo Maringá de Comunicação (GMC), que promove o evento. [ouça o áudio acima]
Além de promover momentos de diversão e integração, o objetivo do evento é fomentar a saúde, a qualidade de vida e a ampliação de uma mobilidade mais sustentável.
Nos quase 40 anos do Passeio, o uso da bicicleta foi incentivado. Hoje Maringá tem mais de 40 quilômetros de ciclovia e o número de pessoas que usa a bicicleta como principal meio de locomoção – seja para ir ao trabalho, escola, ou como forma de lazer e cuidado com a saúde – é o dobro da média nacional.
Em Maringá as bicicletas correspondem a 6% dos deslocamentos no trânsito, enquanto a média brasileira é de 3%. A gerente de Projetos de Mobilidade e Acessibilidade da Secretaria de Mobilidade Urbana de Maringá, Elise Savi, fala sobre a importância de eventos que fomentem uma mobilidade mais sustentável e acessível. [ouça o áudio acima]
Márcia Ywasaki, de 60 anos, é corretora de imóveis e apaixonada pelo pedal. Ela costuma participar semanalmente do Pedal da Noite, que passa pelas ruas e avenidas de Maringá, e desde que as filhas eram pequenas, participa do Passeio Ciclístico da Primavera. Hoje, os netos também vão junto para o percurso e ela leva até a cachorrinha de estimação. Para ela, a segurança oferecida durante o evento é um dos pontos que atrai tantos participantes, assim como o fortalecimento de laços e o cuidado com o corpo e a mente. [ouça o áudio acima]
Edite Fuji, 56, descobriu nos pedais um ambiente para dividir momentos com o marido, socializar e cuidar da saúde de maneira integral. [ouça o áudio acima]
O Passeio Ciclístico da Primavera é aberto a todas as idades e totalmente gratuito. Grupos como as escolas que fazem parte do Sinepe - Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino - e a Polícia Militar, que inclusive vai reativar o pelotão em que os policiais usam bicicletas para fazer o patrulhamento exclusivamente para o Passeio, já confirmaram presença. O Rotary Clube também estará presente e vai aproveitar a reunião de famílias para realizar a “Pedalada contra a polio”, reforçando a campanha pela vacinação infantil para combater a paralisia.
O Passeio Ciclístico da Primavera começa às 14 horas, na ATI da Avenida Nóbrega.
(atualização em 9/10, às 11h11): Em razão da chuva e os estragos causados na cidade, o Passeio Ciclístico da Primavera foi adiada e uma nova data será divulgada em breve pela organização do evento.
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550