“Os homens da ciência legitimaram o discurso racista no Brasil”
Imagem Ilustrativa/reencontros-dinamc.blogspot.com

Exposição

“Os homens da ciência legitimaram o discurso racista no Brasil”

Cidade por Victor Simião em 09/08/2019 - 17:21

O advogado Lucas Nogueira apresenta a palestra “Racismo como base estruturante da criminologia brasileira”. Ele  se utiliza de autores que estudaram o contexto pós-abolição, que apontaram o uso da ciência para marcar a segregação racial no país. 

Atualização às 17h50: Diferentemente do que o título anterior informatva, a afirmação não é do advogado, mas sim de um pesquisador que estuda o tema. 

 

A comissão de Direito e Igualdade da OAB Maringá, criada neste ano, tem feito discussões abertas. Nesta sexta-feira (09), dois temas vão ser apresentados a partir das 19h, na sede da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil. Um deles é o “Racismo como base estruturante da criminologia brasileira”. O responsável pela exposição é o advogado Lucas Nogueira. A CBN conversou com ele.

A ciência do passado legitimou o discurso racista que permanece até hoje. Com isso, há seletividade penal, o que explica o encarceramento em massa da população negra, avalia.

Outra palestra será apresentada e abordará a relação entre as religiões afro-brasileiras e o racismo.

A entrada na palestra é gratuita e aberta a todos os interessados.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade