Número de casamentos cai 75% durante isolamento
Imagem ilustrativa/Foto: Pixabay/Domínio Público

Maringá

Número de casamentos cai 75% durante isolamento

Cidade por Lethícia Conegero/GMC Online em 07/05/2020 - 09:49

Em abril deste ano, durante o isolamento social, o número de casamentos civis realizados em Maringá foi 75,8% menor que o registrado no mesmo mês de 2019, segundo dados da Central de Informações do Registro Civil (CRC Nacional), administrada pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil).

No ano passado, foram realizados 178 casamentos em abril, 176 heteroafetivos e dois homoafetivos. Em 2020, foram apenas 43 no mês, todos heteroafetivos.

De fevereiro para março de 2020, já houve uma queda de 37,6%. O número total de casamentos registrados em Maringá em fevereiro foi 202 - 201 heteroafetivos e um homoafetivo. Em março, os registros caíram para 126, sendo 121 heteroafetivos e cinco homoafetivos. De março para abril, a redução foi de 65,8%.

A queda dos números de casamentos civis ocorreu devido à pandemia do novo coronavírus. No dia 20 de março, os cartórios de Maringá passaram a funcionar em regime de plantão, realizando apenas registros de nascimento e óbito. Os casamentos marcados para este período precisaram ser cancelados ou adiados. As cerimônias só voltaram a ser feitas há cerca de duas semanas no município, e com regras, como número reduzido de convidados e cerimônia mais curta.

“Dos que já tinham marcado o casamento, muitos preferiram cancelar ou adiar. Outros preferiram manter a data, muitas vezes porque já estão vivendo juntos e só querem legalizar. Nos casamentos que realizamos, participaram só os noivos e as testemunhas, no máximo os pais dos noivos, e a celebração durou cinco minutos. Também fizemos um na casados noivos, e todos mantiveram distância um do outro”, explica Eurídes José Fiori, oficial interino do 1º Registro Civil e 5ª Tabelionato de Notas de Maringá.

Conforme o provimento nº 95 do Conselho Nacional de Justiça, do dia 1º de abril de 2020, há limite de entrada de pessoas nos cartórios. Todos os estabelecimentos disponibilizam álcool em gel, luvas e máscaras para os atendentes que tenham contato com documentos em papel e com o público, além de álcool em gel em local de fácil acesso para os usuários.

Acesse GMC Online

 

Precisa sair de casa? Use máscara. Clique aqui e saiba por que ela é importante

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade