O que até semana passada era ponto de venda dos cartões de Estacionamento Rotativo (Estar), hoje virou cabine para tirar dúvidas. Jair Ferreira trabalha em um desses pontos, na praça Renato Celidônio, e apenas nos primeiros 30 minutos de trabalho já tinha sido abordado por mais de uma dúzia de motoristas cheios de dúvidas sobre o novo sistema. [Ouça o áudio acima]
A técnica de enfermagem Jamili Rodrigues foi uma das motoristas que chegaram em busca de cartão e saíram instalando o app. [Ouça o áudio acima]
A Ana Paula Passanoto sabia que a mudança aconteceria hoje, mas ainda estava um pouco perdida [Ouça o áudio acima]
Já a analista de sistemas Rosane Fernandes, que mora em Curitiba, diz que a tecnologia funciona bem na capital e deve ser assim por aqui também [Ouça o áudio acima]
O aplicativo usado no Estar de Maringá é o ′Estacione Legal′. Nele você pode cadastrar o seu veículo e carregar os créditos, sem a necessidade de ir até uma cabine ou deixar o ticket no carro. Para acessar o novo sistema, o usuário precisa baixar o app, buscar pela cidade de Maringá, realizar o cadastro e registrar a placa do carro. Quando o usuário estacionar e acessar o sistema, após 30 minutos de tolerância, o aplicativo iniciará o desconto automático dos créditos, referente ao período de estacionamento. No centro da cidade o período máximo permitido é de duas horas e nas áreas próximas à clínicas e hospitais, de três horas, como explica o secretário de Mobilidade Urbana, Gilberto Purpur. [Ouça o áudio acima]
Caso o usuário saia do sistema em tempo inferior ao máximo permitido, será possível resgatar os créditos não utilizados, desde que seja solicitado. Dessa forma, é cobrado apenas o tempo de uso. Se o motorista ainda estiver utilizando a vaga após o tempo máximo permitido, o aplicativo enviará uma notificação de irregularidade. A fiscalização também será reforçada por meio dos orientadores de estacionamento rotativo e viaturas com câmeras que contribuirão com o rastreamento de veículos irregulares. [Ouça o áudio acima]
Os usuários que preferirem não utilizar o aplicativo poderão adquirir o ticket eletrônico avulso em 50 pontos distribuídos pela cidade, mas a instalação dos totens que vão permitir esse serviço deve atrasar, como explica o secretário. [Ouça o áudio acima]
Neste primeiro dia o trabalho dos agentes da Semob é apenas de orientação, não tem notificação. Com panfletos em mãos eles explicam aos motoristas sobre o funcionamento do sistema. Paulo Henrique Honorato, que é orientador de estacionamento, explica que os motoristas que ainda têm cartões de papel para marcar o tempo podem continuar usando, por enquanto. [Ouça o áudio acima]
As novas placas do EstaR Digital estão instaladas nos locais onde há o estacionamento rotativo. As placas contam com QRCode, para que o usuário possa acessar e baixar o aplicativo.
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550