MPC-PR aponta irregularidades no serviço da Saúde de Maringá
Imagem Ilustrativa | Foto: Geraldo Bubniak/Agência Estadual de Notícias

Adequação

MPC-PR aponta irregularidades no serviço da Saúde de Maringá

Saúde por Letícia Tristão em 12/04/2021 - 14:28

Com isso, o TCE-PR determinou que o município adote medidas para adequar o sistema de saúde e preste contas das ações. A decisão cabe recurso.

O Ministério Público de Contas do Paraná (MPC-PR) apontou irregularidades na prestação de serviços da Saúde no município de Maringá. No acórdão, o relator do processo, conselheiro do MPC-PR Durval Amaral, fez diversas indicações de atividades que vêm sendo realizadas de forma irregular no município.

O conselheiro traz no documento que o município tem 157 cargos efetivos de médicos vagos e que essas atividades foram terceirizadas. A representação pontua ainda que a terceirização dos serviços de saúde só pode ocorrer para complementação das vagas já preenchidas, “o que não vem ocorrendo no município”, segundo o MPC.

Além disso, a representação aponta que as contratações desses serviços foram feitas por credenciamentos, sem as formalidades necessárias, e sem editais e numeração. Além de, conforme o MPC-PR, o município ter prorrogado contratos várias vezes, mesmo sem a prorrogação estar prevista nos contratos, e sem a apresentação de justificativas.

Outra situação apontada pelo MPC-PR, é que “muitas das empresas contratadas por Termo de Compromisso têm como sócios servidores públicos efetivos, contratados com vínculo de emprego e bolsistas, o que configura ofensa aos princípios da moralidade e da isonomia”.

Além disso, o MPC-PR indicou que algumas jornadas de trabalho dos médicos contratados são inviáveis, o que levantou dúvidas sobre a prestação de serviço à população ser efetiva. O documento traz ainda informação de que há sobreposição de vínculos contratuais, com dois contratos distintos com a mesma finalidade, e que os contratos vêm sendo prorrogados sem verificação de viabilidade.

A partir da representação apresentada pelo MPC-PR, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR), determinou que o município de Maringá tome medidas para prestar o serviço de saúde adequadamente. Entre as ações que o município deve tomar está: detalhar a execução de planejamento das ações da área da saúde e eventual realização de concurso público para preencher vagas que estejam abertas.

O TCE determina ainda que o município detalhe o aprimoramento do controle das atividades e da transparência de fácil acesso público, sobre todas as informações relevantes relativas a serviços médicos prestados pelos servidores ou terceiros, desde lotação, escalas de horário e frequência.

O voto do relator do processo foi aprovado por unanimidade pelos conselheiros do MPC, na sessão de plenário virtual do TCE-PR, realizada no dia 4 de março. A decisão cabe recurso.

O prazo máximo para a adoção das medidas corretivas determinadas pelo TCE é de 90 dias. A decisão também cabe recurso.

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Maringá para comentar o assunto  e aguarda um retorno.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade