Um ouvinte da CBN entrou em contato reclamando da situação de mato alto em Maringá. O terreno fica na Zona 4, na Rua Cerqueira César.
Vídeos feitos por vizinhos mostram a situação. O tamanho do matagal chega quase na altura do muro, as folhas avançam sob a calçada do terreno e chegam até a rua.
A vizinhança já protocolou vários pedidos de roçada na prefeitura. A preocupação dos moradores é com a proliferação de insetos e animais peçonhentos, além do incômodo de ter um terreno com mato tão alto na região e da preocupação com o local à noite.
A resposta da Prefeitura é que o dono do imóvel já foi notificado para fazer a limpeza do terreno, mas há meses o mato continua alto. A reportagem entrou em contato com a Prefeitura para saber se há outra alternativa e aguarda um retorno.
(Atualizado às 15h): A Prefeitura de Maringá enviou uma nota sobre o assunto. Leia na íntegra:
A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Fazenda (Sefaz), informa que o proprietário foi notificado pela má conservação do imóvel, conforme a lei municipal nº 850/2010. Após ser notificado, o proprietário tem prazo de 15 dias para executar a limpeza do imóvel e comunicar o município, a partir da ciência da notificação, de acordo com a legislação. Se o responsável não realizar o serviço e comunicar o município no prazo, a notificação será convertida em auto de infração com aplicação de multa.
Se proprietário não tiver realizado a limpeza em 15 dias após a aplicação da multa, o município vai programar a execução dos serviços com a cobrança de taxas, além do valor da multa. O município informa que a comunidade pode denunciar situações de mato alto ou lixo em imóveis pela Ouvidoria Municipal por meio do aplicativo Ouvidoria 156 Maringá, pelo telefone 156 e ainda pelo site da prefeitura. O denunciante tem a garantia do sigilo, basta indicar essa opção.
(Vídeo enviado por ouvinte da CBN):