Desde o dia 4 de dezembro de 2024 todos os pedidos para trocas de lâmpadas em Maringá precisam ser feitos diretamente ao Consórcio Luz, empresa que venceu a licitação da Parceria Público-Privada para a modernização da iluminação pública da cidade.
As solicitações podem ser feitas pelo site do Consórcio ou pelo telefone 0800 410 0029.
É possível também baixar o aplicativo do consórcio no celular.
E ainda há o atendimento presencial de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, na Rua La Paz, 1.665, Vila Morangueira.
Não adianta mais entrar em contato com a Ouvidoria Municipal para pedir troca de lâmpada.
O ouvinte Pedro Martins fez o caminho correto para um problema na iluminação pública do bairro onde ele mora.
Mas o problema não foi resolvido.
Trata-se de uma lâmpada que oscila e quando está apagada a rua fica no escuro.
Pedro registrou um protocolo no Consórcio Luz, mas a equipe que fez a vistoria informou que a lâmpada estava funcionando normalmente.
O ouvinte fez duas novas solicitações, mas a empresa tratou como duplicidade e não atendeu por enquanto.
A CBN entrou em contato com o consórcio pelo 0800.
O protocolo de Pedro foi localizado e a atendente disse que a informação é que a lâmpada está funcionando.
Mas um vídeo enviado à redação da CBN mostra o contrário.
O sistema de ouvidoria do Consórcio permite o envio de fotos, mas não de vídeos.
Uma nova solicitação foi feita, desta vez com pedido de urgência.
A atendente explicou que todo solicitante precisa informar endereço, uma referência e o mais importante: o IP do poste em questão.
IP significa iluminação pública e é um número que todo poste tem, pintado no concreto ou numa placa pendurada.
O morador deve informar nome, e-mail e telefone de contato, mas a solicitação também pode ser anônima.
A CBN também entrou em contato com a Prefeitura de Maringá.
Segundo a Secretaria de Infraestrutura, caso após o registro do protocolo a solicitação não for atendida em 48 horas, o contribuinte pode entrar em contato com a Ouvidoria Municipal e a empresa será notificada.