Morador reclama de iluminação oscilando no Residencial Quebec
Foto: Reprodução/Vídeo

Você faz a pauta

Morador reclama de iluminação oscilando no Residencial Quebec

Cidade por Luciana Peña em 10/02/2025 - 11:28

A iluminação pública em Maringá está sob responsabilidade do Consórcio Luz. O prazo para atender solicitações da população é de 48 horas. Após isso, a empresa é notificada pela Prefeitura.

Desde o dia 4 de dezembro de 2024 todos os pedidos para trocas de lâmpadas em Maringá precisam ser feitos diretamente ao Consórcio Luz, empresa que venceu a licitação da Parceria Público-Privada para a modernização da iluminação pública da cidade.

As solicitações podem ser feitas pelo site do Consórcio ou pelo telefone 0800 410 0029.

É possível também baixar o aplicativo do consórcio no celular.

E ainda há o atendimento presencial de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, na Rua La Paz, 1.665, Vila Morangueira.

Não adianta mais entrar em contato com a Ouvidoria Municipal para pedir troca de lâmpada.

O ouvinte Pedro Martins fez o caminho correto para um problema na iluminação pública do bairro onde ele mora.

Mas o problema não foi resolvido.

Trata-se de uma lâmpada que oscila e quando está apagada a rua fica no escuro.

Pedro registrou um protocolo no Consórcio Luz, mas a equipe que fez a vistoria informou que a lâmpada estava funcionando normalmente.

O ouvinte fez duas novas solicitações, mas a empresa tratou como duplicidade e não atendeu por enquanto.

A CBN entrou em contato com o consórcio pelo 0800.

O protocolo de Pedro foi localizado e a atendente disse que a informação é que a lâmpada está funcionando.

Mas um vídeo enviado à redação da CBN mostra o contrário.

O sistema de ouvidoria do Consórcio permite o envio de fotos, mas não de vídeos.

Uma nova solicitação foi feita, desta vez com pedido de urgência.

A atendente explicou que todo solicitante precisa informar endereço, uma referência e o mais importante: o IP do poste em questão.

IP significa iluminação pública e é um número que todo poste tem, pintado no concreto ou numa placa pendurada.

O morador deve informar nome, e-mail e telefone de contato, mas a solicitação também pode ser anônima.
A CBN também entrou em contato com a Prefeitura de Maringá.

Segundo a Secretaria de Infraestrutura, caso após o registro do protocolo a solicitação não for atendida em 48 horas, o contribuinte pode entrar em contato com a Ouvidoria Municipal e a empresa será notificada.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade