Ministro Marcos Pontes faz palestra na Semana Acadêmica da Feitep
Ministro Marcos Pontes participa da Semana Acadêmica da Feitep no dia 1º de setembro (Foto: Neila Rocha/Ascom/SEAPC/MCTI)

Tecnologia e sociedade

Ministro Marcos Pontes faz palestra na Semana Acadêmica da Feitep

Educação por Redação CBN Maringá em 26/08/2021 - 11:32

“A Tecnologia a Serviço da Sociedade: Possibilidades e Desafios” é o tema da 10ª Semana Acadêmica da Feitep – Faculdade de Engenharias e Arquitetura, que será realizada entre os dias 30 de agosto e 3 de setembro, online.

O evento é aberto aos profissionais e estudantes de Engenharia e Arquitetura e Urbanismo com mais de 40 atividades, entre palestras, workshop e cursos.

A Semana Acadêmica terá cerca de 30 palestras, entre elas, do ministro da Ciência e Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes. Ele irá falar sobre “A tecnologia e a sociedade” no dia 1º de setembro, às 16h.

As inscrições podem ser feitas até esse sábado (28), acessando este link.

Além da participação do ministro Marcos Pontes, a Semana Acadêmcia terá palestras de grandes nomes da Arquitetura e Engenharia:

Bruno Fontes: Realizará a palestra de abertura, “A Tecnologia a Serviço da Sociedade: Possibilidades e Desafios. É gerente da Divisão de Engenharia Eletrônica e Sistemas de Controle da Superintendência de Engenharia da ITAIPU Binacional.

Kaique Macedo: Realizará a palestra “Plantão Engenharia”. Kaique é criador do Plantão Engenharia, com mais de 80 mil seguidores nas redes sociais e, atualmente, a maior plataforma online de Engenharia do país. É também especialista em Vendas e Negociação pela PUC-RS e Engenheiro Civil há 6 anos.

Eduardo Martinez: Realizará a palestra “Manejo de percevejos na cultura da soja”. É Engenheiro Agrônomo, Eduardo trabalha a mais de 10 anos na Multinacional Bayer S/A. Atualmente atua com desenvolvimento de mercado na empresa Adama Brasil.

Evandro Rodrigues da Silva: Realizará a palestra “Metodologia BIM”. Evandro é Engenheiro Civil e sócio Diretor da BRAVO Empreendimentos e Engenharia, engenheiro civil pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e com MBA em Gestão de Incorporações e Construções Imobiliárias, em andamento, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Edwin Calla Durandal: Realizará a palestra “Aplicações Práticas de IOT na Eletromobilidade. Edwin é professor e empresário com formação diversificada em ensino, energias renováveis, automação industrial, identificação e controle de sistemas, e também um apaixonado pesquisador. Edwin recebeu seu M.Sc. em Engenharia de Automação e Sistemas - Universidade Federal de Santa Catarina (2016), possui graduação em Engenharia Mecatrônica - Universidad Católica Boliviana (2014). Tem experiência nas áreas de Robótica, Mecatrônica, Automação e Controle. Seus interesses de pesquisa são: identificação de sistemas, controladores livres de modelo, controladores preditivos, controladores adaptativos, controladores em tempo real e energia renovável. Atualmente, Edwin é Chefe de Engenharia Mecatrônica e Coordenador de Engenharia de IoT da Universidade Católica Boliviana. Além disso, ele é o cofundador e CTO da Trippy Mobility e da Ajna Consulting.

Ministro Marcos Cesar Pontes: Membro da turma 1998 de astronautas da NASA (EUA) e da equipe de cosmonautas de ROSCOSMOS (Rússia) em 2005, o Senhor Ministro Marcos Cesar Pontes é o único brasileiro a ir ao espaço e o primeiro astronauta e cosmonauta profissional a representar oficialmente um país do Hemisfério Sul no espaço.

Pontes realizou a Missão Centenário em 2006, fruto de uma parceria entre a Agência Espacial Brasileira e a Agência Espacial Russa, trabalhando 10 dias na Estação Internacional Espacial como Especialista de Missão, responsável pela manutenção dos sistemas da espaçonave e pela execução de pesquisas científicas escolhidas pela Academia Brasileira de Ciências.

Pontes é Tenente-coronel Aviador R1 da Força Aérea Brasileira, Bacharel em Ciências Aeronáuticas e Administração Pública pela Academia da Força Aérea Brasileira, engenheiro aeronáutico, formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), mestre em Engenharia de Sistemas pela Naval Post Graduate School, na Califórnia (Estados Unidos) e piloto de teste de aviões de caça com mais de 2.000 horas de voo em 25 tipos de aeronaves, incluindo F-15 Eagle, F-16 Falcon, F-18 Hornet e Mig-29 Fulcrum.

É gerente de projetos e gestor de programas, trabalhando em projetos internacionais relevantes no setor aeroespacial em empresas como NASA, JAXA, ESA, Boeing com 30 anos de experiência em gerenciamento de riscos e segurança operacional.

Pontes é embaixador honorário da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) principalmente em programas de desenvolvimento sustentável.

Em 2018, Marcos Pontes, foi eleito suplente do Major Olímpio no Senado Federal por São Paulo. Mandato 2019-2027. Em janeiro de 2019, no governo Jair Messias Bolsonaro, assumiu o cargo de Ministro de Estado do MCTIC - Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Em 2020 passou a ser o ministro do MCTI - Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, com a missão de gerir o protagonismo estratégico da Ciência, Tecnologia e Inovações para o desenvolvimento do país, promovendo políticas públicas para a produção de conhecimento, riquezas para o país e qualidade de vida para os brasileiros.

Para acessar a programação completa, acesse aqui

Com informações da assessoria de comunicação da Feitep 

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade