Ministério da Ciência arquiva processo contra a UEM por maus-tratos a cães em pesquisas
Foto: ASC/UEM/divulgação

Decisão

Ministério da Ciência arquiva processo contra a UEM por maus-tratos a cães em pesquisas

Educação por Victor Ramalho em 19/04/2022 - 14:53

A decisão é do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea), que é o órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia do Governo Federal responsável pela regulamentação do uso de animais em estudos científicos no Brasil.

Um parecer técnico emitido pelo Concea, que a CBN teve acesso nesta terça-feira (19), detalha a anulação da multa e a decisão pelo arquivamento do caso, que corre na Justiça desde 2012. A homologação da decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) do dia 8 de abril.

Em 2011, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) foi denunciada ao Ministério Público do Paraná (MP-PR) por suspeita de maus-tratos a animais. Na época, o órgão alegou que os animais utilizados nas pesquisas eram mantidos em condições precárias de higiene e que não recebiam o tratamento adequado. Os cães eram utilizados para experimentos do curso de Odontologia.

Em 2019, o Concea multou a instituição em R$ 10 mil, alegando que a UEM havia cometido infração grave. No entanto, a multa foi retirada nesta nova decisão. No parecer, assinado pelo médico veterinário José Luiz Jivago de Paula Rôlo, representante da Federação de Sociedades de Biologia Experimental no Concea e relator do caso, o órgão afirma que "até aquele momento, o Concea não havia legislado de forma específica sobre os cuidados especiais que os animais deveriam receber" nas pesquisas.

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) deixou de usar animais em experimentos em 2011. Procurada pela reportagem, a instituição afirmou que não irá se manifestar sobre o assunto.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade