Microexplosão: entenda o fenômeno que causou temporal com estragos em Maringá
Árvore caída na Rua José Pedro de Miranda – Zona 29. Foto: Equipe GMC Online

Fim de semana

Microexplosão: entenda o fenômeno que causou temporal com estragos em Maringá

Cidade por Portal GMC Online em 09/10/2023 - 15:59

Rajadas de ventos de mais de 110Km/h, foram registradas durante o temporal que causou diversos estragos em Maringá no último fim de semana, segundo a Estação Meteorológica da UEM, monitorada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), que emitiu alerta de tempestade para o Paraná.

O técnico em meteorologia Acácio Cordioli, em entrevista à CBN Maringá, explicou o fenômeno que atingiu a cidade. “Foi uma microexplosão, que resumidamente é uma corrente de ar muito forte que desce da tempestade. Ela acontece de maneira bem localizada, e os ventos dela são muito intensos. A hora que esse vento atinge a superfície acaba se esparramando e aí ele ganha um pouco mais de intensidade e acaba se tornando um vento bem destrutivo”, explica.

Segundo o meteorologista, é bem comum confundir a microexplosão com o tornado, por conta da força dos dois fenômenos. “Porém, o tornado a escala vai até F5 e a escala se caracteriza com danos aonde eles sempre convergem, ou seja, o tornado suga a destruição pro centro dele. Enquanto a microexplosão causa danos com mais dispersão, acaba só empurrando para o lado. Nos vídeos de Maringá a gente nota isso quando a gente olha os ventos, a chuva passando tudo para um lado só, e a gente observando também os danos a gente viu que todas as árvores estavam caídas apontadas para o mesmo lado”, diz.

Acesse GMC Online

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade