Mensagem de lei do Executivo regulamentando 5G fica pronta
Imagem Ilustrativa | Foto: Arquivo/Agência Brasil

Tecnologia

Mensagem de lei do Executivo regulamentando 5G fica pronta

Política por Luciana Peña em 10/11/2021 - 13:04

O texto trata sobre a instalação de antenas para a transmissão de radiocomunicação. Um dos modelos de antena, o mais comum, não causa impacto na paisagem urbana. É uma antena tão pequena, que fica escondida. Quanto antes a cidade aprovar a legislação, mais cedo as empresas de telefonia vão se preparar para a chegada do 5G, prevista para 1º de julho de 2022.

A mensagem de lei número 115 de 2021, elaborada pelo Executivo e que regulamenta a instalação de antenas de telefonia 5G em Maringá ficou pronta.

Mas pelo menos até o meio-dia desta quarta-feira (10), o projeto ainda não tinha sido protocolado na Câmara Municipal.

Em tese, após protocolado, o projeto será apreciado pelas comissões permanentes até chegar ao plenário para votação.

Não é um projeto polêmico, principalmente porque as antenas mais modernas não causam impacto na paisagem urbana.

Mas é um projeto que exige rapidez porque a tecnologia 5G chega ao país em 1º de julho de 2022 e até lá as empresas do setor precisam estar preparadas.

Se o texto final é bom ou requer aperfeiçoamento, os vereadores dirão.

O secretário de Inovação, Aceleração Econômica, Turismo e Comunicação, Marcos Cordiolli, garante que Maringá será uma das primeiras na corrida pelo 5G. [ouça o áudio acima]

Existem dois tipos de antenas de telefonia. São as Estações Transmissoras de Radiocomunicação (ETRs). As mais antigas causavam bastante impacto na paisagem urbana pelo tamanho. Exigiam até a construção de uma base para instalação. As mais modernas, no entanto, têm o tamanho de uma folha de sulfite A4 e podem ficar escondidas. [ouça o áudio acima]

E uma comitiva maringaense participa de 12 a 21 deste mês, em Barcelona, na Espanha, de um congresso sobre cidades inteligentes: “Smartcity Expo World Congress”.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550