Maringá vai receber mais de 8 mil doses de vacina para público em geral e presos

Covid-19

Maringá vai receber mais de 8 mil doses de vacina para público em geral e presos

Saúde por Fabio Guillen/GMC Online em 04/06/2021 - 15:48

A 15ª Regional de Saúde de Maringá vai receber 27.675 doses de vacina contra a Covid-19 nesta sexta-feira (5), segundo informações da direção da regional. As doses da vacina Oxford/AstraZeneca chegam pelo Aeroporto de Maringá e serão distribuídas por público e cidade. 

A Secretaria de Saúde de Maringá vai receber da regional 15.040 doses deste novo lote que chega nesta sexta-feira. Destas, 2.460 doses serão para a população privada de liberdade, os presos, e 5.940 doses para a população de 55 a 59 anos que fazem parte do grupo público em geral. As demais doses serão distribuídas entre outros grupos. 

Veja a quantidade de vacina que vai chegar por grupo em Maringá nesta sexta-feira (4): 

- Comorbidades: 3.440 doses
- Pessoas com Deficiência Permanente: 560 doses
- Força de Segurança e Salvamento e Forças Armadas: 495 doses
- Trabalhadores Sistema Prisional: 410 doses
- Trabalhadores Assistência Social: 255 doses
- População Privada de Liberdade: 2.460 doses
- População 55 a 59 anos: 5.940 doses
- Trabalhadores Educação: 1.480 doses

Alguns moradores questionaram nas redes sociais a quantidade de doses para os presos. Segundo o diretor da 15ª Regional de Saúde de Maringá, Ederlei Alkamim, a imunização da população privada de liberdade é uma determinação do Ministério da Saúde. Alkamim disse ainda que a vacinação desse grupo é importante para amenizar o sistema público de saúde e segurança. 

“A população carcerária está incluída entre os grupos prioritários por serem uma população que está em ambientes com risco de surtos como a gente vem tendo em várias penitenciárias, principalmente nas cadeias de municípios menores. Isso demanda muito do sistema de saúde e de segurança que precisa de um deslocamento de um preso para ser atendido em uma unidade de saúde, ocupando um leito também. É uma população alvo no aspecto epidemiológico importante para que os surtos sejam controlados e desafogue o sistema de saúde e, também, para que não cause um transtorno para o sistema público de segurança porque sempre o deslocamento dessa população exige uma força de segurança. É importante dizer que isso vem do Ministério da Saúde e é uma proposta nacional. As doses vem direcionadas”, disse Alkamim. 

A 15ª Regional de Saúde de Maringá acredita que até esse sábado (5), todos os municípios da regional já recebam suas doses para que a imunização dos grupos continue.  

Acesse GMC Online

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Fonte: 15ª Regional de Saúde de Maringá
Fonte: 15ª Regional de Saúde de Maringá

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade