Covid-19
Maringá vai receber mais de 8 mil doses de vacina para público em geral e presos
Saúde por Fabio Guillen/GMC Online em 04/06/2021 - 15:48A 15ª Regional de Saúde de Maringá vai receber 27.675 doses de vacina contra a Covid-19 nesta sexta-feira (5), segundo informações da direção da regional. As doses da vacina Oxford/AstraZeneca chegam pelo Aeroporto de Maringá e serão distribuídas por público e cidade.
A Secretaria de Saúde de Maringá vai receber da regional 15.040 doses deste novo lote que chega nesta sexta-feira. Destas, 2.460 doses serão para a população privada de liberdade, os presos, e 5.940 doses para a população de 55 a 59 anos que fazem parte do grupo público em geral. As demais doses serão distribuídas entre outros grupos.
Veja a quantidade de vacina que vai chegar por grupo em Maringá nesta sexta-feira (4):
- Comorbidades: 3.440 doses
- Pessoas com Deficiência Permanente: 560 doses
- Força de Segurança e Salvamento e Forças Armadas: 495 doses
- Trabalhadores Sistema Prisional: 410 doses
- Trabalhadores Assistência Social: 255 doses
- População Privada de Liberdade: 2.460 doses
- População 55 a 59 anos: 5.940 doses
- Trabalhadores Educação: 1.480 doses
Alguns moradores questionaram nas redes sociais a quantidade de doses para os presos. Segundo o diretor da 15ª Regional de Saúde de Maringá, Ederlei Alkamim, a imunização da população privada de liberdade é uma determinação do Ministério da Saúde. Alkamim disse ainda que a vacinação desse grupo é importante para amenizar o sistema público de saúde e segurança.
“A população carcerária está incluída entre os grupos prioritários por serem uma população que está em ambientes com risco de surtos como a gente vem tendo em várias penitenciárias, principalmente nas cadeias de municípios menores. Isso demanda muito do sistema de saúde e de segurança que precisa de um deslocamento de um preso para ser atendido em uma unidade de saúde, ocupando um leito também. É uma população alvo no aspecto epidemiológico importante para que os surtos sejam controlados e desafogue o sistema de saúde e, também, para que não cause um transtorno para o sistema público de segurança porque sempre o deslocamento dessa população exige uma força de segurança. É importante dizer que isso vem do Ministério da Saúde e é uma proposta nacional. As doses vem direcionadas”, disse Alkamim.
A 15ª Regional de Saúde de Maringá acredita que até esse sábado (5), todos os municípios da regional já recebam suas doses para que a imunização dos grupos continue.
Acesse GMC Online
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550
Notícias da mesma editoria
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade