Maringá registra a primeira morte por dengue do período epidemiológico
Imagem Ilustrastiva | Foto: Arquivo/AEN

Aedes aegypti

Maringá registra a primeira morte por dengue do período epidemiológico

Saúde por Letícia Tristão em 30/03/2021 - 16:10

São 125 casos confirmados da doença na cidade. Em todo o Paraná, a dengue já fez 14 vítimas.

A pandemia é do coronavírus. Mas outras doenças infecciosas continuam fazendo vítimas. É o caso da dengue. Maringá registrou a primeira morte em decorrência da dengue, desde agosto do ano passado, quando começou o período epidemiológico vigente. Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), a vítima foi uma mulher de 89 anos, que sofria de hipertensão.

Nos últimos sete dias, Maringá registrou 14 novos casos confirmados de dengue, e uma morte. Segundo o informe semanal da (Sesa), Maringá soma 125 casos confirmados da doença.

O combate à dengue é uma tarefa diária da população: Não deixar água parada em possíveis reservatórios, como vasinhos de plantas, pneus, tampinhas de garrafas.. Qualquer lugar pode ser foco para proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença.

A dona Nair Gomes é aposentada e tem muitas plantas em casa. Ela já teve dengue, por isso, na casa dela, o cuidado é redobrado.

[ouça o áudio acima]

A auxiliar educacional Silvana Aparecida da Silva lembra que os agentes de fiscalização da dengue tem passado menos nas casas em função da pandemia do coronavírus. E o cuidado com a dengue não pode ser esquecido.

[ouça o áudio acima]

O boletim semanal da Sesa informa que Maringá tem o total de 657 notificações da doença, 429 foram descartados e 102 estão sendo investigados pela Saúde. Em todo o Paraná, nessa última semana, foram registradas 5 mortes por dengue. Além de Maringá, as outras mortes também foram no norte e noroeste do estado. Dois óbitos em Londrina, um em Paranavaí e um em Paraíso do Norte. Desde o início do período epidemiológico, o Paraná soma 14 mortes por dengue.

Atualizado às 17h14: Segundo a Prefeitura de Maringá, a carga horária dos agentes de fiscalização passou de 8 horas para 6 horas diárias, respeitando os decretos municipais. A prefeitura informa que "o trabalho segue sendo realizado diariamente pelos agentes de endemia."

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade