O informe semanal da Secretaria Estadual de Saúde, que monitora os casos de dengue, chikungunya e Zika vírus, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, foi divulgado nessa terça-feira (20).
O documento mostra que Maringá soma 192 casos de dengue desde o início do período epidemiológico, que começou em agosto do ano passado. São 29 novos casos de dengue registrados na última semana.
A cidade tem o registro de uma morte em decorrência da dengue também no período, uma idosa de 89 anos.
Segundo o boletim da Sesa, Maringá tem 988 notificações da doença, 637 foram descartadas e a Saúde investiga 158 casos. A taxa de incidência acumulada em Maringá é de 44,1 casos a cada 100 mil habitantes.
A cidade de Kaloré, na região, está em situação grave de dengue. A cidade que tem pouco mais de 4 mil habitantes soma 160 casos confirmados da doença no período epidemiológico.
Segundo informações da Sesa, a preocupação da secretaria é com relação aos casos de chikungunya. Segundo o Informe, Paraná tem hoje 193 notificações para a chikungunya e 29 casos confirmados. A chikungunya causa febre e dores nas articulações. Outros sintomas incluem dor muscular, dor de cabeça, náusea e fadiga.
Maringá não tem casos de chikungunya, mas o informe trouxe uma notificação de Zika Vírus, que ainda não foi confirmado e deve ser investigado pela Saúde.