A Secretaria de Saúde de Maringá recebeu na última semana do Ministério da Saúde mais de 70 mil preservativos (masculinos e femininos) e lubrificantes em gel. O lote atrasou por causa de problemas na licitação. A entrega foi feita na última quinta-feira (21) e no dia seguinte, os itens já foram distribuídos entre as Unidades Básicas de Saúde e estão disponíveis de graça à população.
Outra parte do material será distribuída durante ações preventivas realizadas pelo Ambulatório Municipal de IST/HIV/Aids e Hepatites Virais. Algumas ocorrerão no próximo fim de semana, durante o carnaval de rua da cidade, explica a coordenadora do ambulatório, Suelen Teixeira Faria.
A ação de distribuir preservativos na rede pública é antiga, bem como a campanha nacional de carnaval de combate ao HIV/Aids. O slogan deste ano é “pare, pense e use camisinha”. O foco são os homens com idades entre 15 e 34 anos. É que segundo o governo federal, 73% das novas infecções contabilizadas no país ocorrem entre pessoas do sexo masculino nesta faixa etária.
Ao todo, foram distribuídos 129 milhões de preservativos. De acordo com o Ministério da Saúde, atualmente, cerca de 866 mil pessoas vivem com HIV no Brasil.