Maringá pode adotar bandeira laranja na segunda-feira, diz Vigilância em Saúde
Mudança de bandeira que indica o risco da covid-19 em Maringá pode ocorrer na próxima semana após reuniões na Secretaria de Saúde – Foto: PMM

Alerta

Maringá pode adotar bandeira laranja na segunda-feira, diz Vigilância em Saúde

Saúde por Fabio Guillen/GMC Online em 21/11/2020 - 11:48

Maringá pode adotar a bandeira laranja na próxima segunda-feira (23), segundo informações do diretor de Vigilância em Saúde, Eduardo Alcântara Ribeiro, ao GMC Online. Atualmente a cidade está na bandeira amarela, mas a situação pode mudar na segunda quando a Secretaria de Saúde consolidar os dados da semana. 

“Estamos avaliando os dados e precisamos esperar o fechamento da semana que é neste sábado para definir a bandeira. Precisamos concluir a análise dos dados da semana para definir na segunda-feira essa situação”, disse Eduardo Alcântara Ribeiro, diretor de Vigilância em Saúde. 

Ribeiro disse que os hospitais particulares pediram uma resposta da Secretaria de Saúde de Maringá porque estão perto do colapso de ocupação de leitos privados, conforme a CBN Maringá já tinha noticiado nessa sexta-feira (20). Por isso, a cidade pode entrar em bandeira laranja, segundo Eduardo. 

“A gente percebeu um aumento muito grande na ocupação de leitos, houve uma procura dos hospitais particulares pedindo uma resposta do poder público e precisamos agir para conter a situação. Tem chances de mudar para a bandeira laranja sim, mas na segunda-feira”, disse o diretor de Vigilância em Saúde. 

Maringá registrou mais dois óbitos em decorrência do novo coronavírus nessa sexta-feira (20). Agora, a cidade soma 189 mortes por Covid-19. O boletim também indicou 174 novos casos positivos de coronavírus em Maringá e a taxa de ocupação hospitalar geral nos leitos de UTI adulto de Maringá, incluindo SUS e unidades privadas de saúde, está em 77,88%. Já a taxa de ocupação de UTI adulto em leitos exclusivos para Covid-19, pelo SUS, está em 55,71%. 

Bandeira laranja indica risco alto para Covid-19 

A Secretaria de Saúde de Maringá já tem protocolos estabelecidos de ações que serão tomadas para enfrentar o novo coronavírus na cidade desde o início da pandemia. São quatro bandeiras: a verde (risco baixo); amarelo (risco moderado); laranja (risco alto); vermelho (risco muito alto) e preto (risco extremo). 

Atualmente a cidade está em bandeira de cor amarela, que indica risco moderado. Com o alerta laranja, dentre as ações que a Prefeitura de Maringá poderá adotar estão o rodízio do funcionamento do comércio, serviços e indústria, manutenção apenas de serviços considerados essenciais e suspensão de qualquer atividade ou evento que promova aglomeração. 

A Prefeitura de Maringá ainda não informou quais medidas irá tomar se realmente os números indicarem a mudança de bandeira de amarelo para laranja na próxima semana. 

Veja abaixo a tabela com ações que podem ser adotadas em cada cor de bandeira 

Fonte: Secretaria de Saúde de Maringá
Fonte: Secretaria de Saúde de Maringá

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade