O boletim semanal da Sesa, a Secretaria de Estado da Saúde, que traz informações sobre os casos de Monkeypox, a varíola dos macacos, no Paraná foi divulgado nessa quarta-feira (17).
O informe mostra que Maringá confirmou dois casos suspeitos da doença. Em Mandaguaçu também há dois casos suspeitos, segundo a secretaria.
Em todo o Paraná foram confirmados 31 novos casos nesta quarta-feira. Até o momento, já são 83 casos positivos no estado. Ainda segundo dados do boletim semanal da varíola dos macacos, entre os casos positivos da doença, estão 77 pacientes homens e 6 mulheres.
Entre os principais sintomas da doença estão febre, dores de cabeça e musculares, calafrios e fadiga, além de lesões na pele. A doença tem baixa taxa mortalidade, explicou a infectologista Ana Gurgel. [ouça o áudio acima]
O primeiro caso de varíola dos macacos em Maringá foi confirmado no dia 3 deste mês, sendo o primeiro caso da doença registrado fora de Curitiba. Outros cinco casos suspeitos na cidade foram descartados.
(Atualizado às 10h48): A Secretaria de Saúde de Maringá informou às 10h15 desta quarta-feira (18) que os dois casos suspeitos de monkeypox que constam no boletim da Sesa são de fora da cidade. Apenas foram detectados e testados por serviços de saúde de Maringá. Tratam-se de uma jovem, 29 anos, que é de Londrina, e uma criança, de 6 anos, que é de Ourizona. Ambas foram atendidas em hospitais privados da cidade. Segundo o município, as pacientes não estão em isolamento na cidade e os registros serão retirados da estatística de Maringá.
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550