Na tarde desta quinta-feira, lojistas de shoppings centers vão para a frente da Prefeitura de Maringá protestar contra o decreto municipal que proíbe o funcionamento das lojas nos dois próximos fins de semana.
Eles têm em mãos um levantamento feito pela Abrasce, Associação Brasileira de Shoppings Centers, que aponta que Maringá é a única cidade do país em que os shoppings vão fechar nos fins de semana do mês mais importante para as vendas no ano.
O Brasil tem 577 shoppings. Em Curitiba a decisão foi convocar os lojistas para uma reunião recomendado mais rigor no cumprimento dos protocolos. O mesmo aconteceu nos estados de Alagoas, Ceará, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte.
Em Minas Gerais, só não estão autorizados cinemas e atividades de lazer, mas os shoppings estão funcionando nos fins de semana.
Em São Paulo, há restrição de público: 40% da capacidade. E por aí afora.
O presidente do Sindesc, Sindicato que representa shoppings varejistas e atacadistas de Maringá, Max Silvestrelli, diz que é consenso que quanto menos tempo para as compras, mais os consumidores irão se arriscar em aglomerações e filas.
A quinta e a sexta-feira, por exemplo, serão impactadas com o fechamento dos shoppings aos sábados e domingos.
O empresário diz que os lojistas se prepararam para as vendas nos fins de semana de dezembro, reforçando os estoques. O setor acredita que o aumento de casos é resultado da campanha eleitoral. E reforça que os shoppings são seguros.
A prefeitura informou que por enquanto não vai se manifestar sobre o assunto.
Atualizado às 13h10 - A manifestação dos funcioonários e lojistas de shoppings em frente à prefeitura foi adiada para essa sexta-feira (4).
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550