Maringá contabiliza três mortes por câncer infantojuvenil
Agência Brasil

Alerta

Maringá contabiliza três mortes por câncer infantojuvenil

Saúde por Carina Bernardino em 06/09/2018 - 15:59

INCA estima, neste ano, 12,5 mil novos casos da doença no país. O mês “Setembro Dourado” é um alerta aos pais sobre o câncer pediátrico. É que quando descoberto no início, o índice de cura da doença é de 70%.  

Estamos no “Setembro Dourado”, mês de prevenção contra o câncer infantojuvenil, mas não é só isto. São também 30 dias para conscientizar a população sobre a doença. É que segundo estimativa do INCA - Instituto Nacional do Câncer, 12,5 mil crianças e adolescentes serão diagnosticadas com câncer neste ano no país e o pico de incidência é dos 4 ao 5 anos. Em Maringá, até essa quinta-feira, foram três mortes em decorrência da doença, segundo o setor de epidemiologia da secretaria Municipal de Saúde. As vítimas tinham entre 5 e 9 anos.

A médica do Centro de Oncologia de uma cooperativa de saúde de Maringá, Alessandra Cristina de Oliveira Borges, diz que o Setembro Dourado ajuda a alertar a população sobre o câncer infantojuvenil, porque a chance de cura é maior quando há diagnóstico e tratamento precoces.

Atualmente, no país, o índice de cura do câncer infantojuvenil é de 70%. Os tipos de câncer mais comuns em crianças e adolescentes são: leucemia, sistema nervoso central e linfoma. Os principais sintomas do câncer pediátrico são: febre prolongada e sem causa aparente, aparecimento de caroços em qualquer parte do corpo, dor de cabeça persistente associada a vômitos pela manhã, dor óssea ou nas articulações e palidez ou manchas roxas espontâneas. Na dúvida, procure um médico.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade