O ano epidemiológico no Paraná começa em agosto e termina em julho do ano seguinte. A três semanas do fim do atual período, Maringá confirmou o diagnóstico de 2.857 casos de dengue.
Os dados constam no boletim semanal divulgado pela Sesa, a Secretaria de Estado da Saúde, nessa terça-feira (4).
Segundo o boletim, Maringá registrou 109 casos de dengue nos últimos sete dias. Atualmente, são 337 casos suspeitos da doença sendo analisados pela Sesa. Desde o início do periodo epidemiológico, uma morte foi confirmada por dengue em Maringá.
Em todo o Paraná, foram confirmados 5.140 casos de dengue em uma semana. Com isso, o estado chegou ao número de 113.928 casos confirmados da doença. Além disso, foi registrada mais uma morte por dengue no estado. Trata-se de um morador de Foz do Iguaçu, que tinha 26 anos e não tinha comorbidades Ele foi a morte de número 96 por dengue no Paraná no atual período, conforme o boletim.
O mosquito Aedes aegypti também é o responsável pela transmissão da chikungunya e zika. No Paraná, foram confirmados mais oito novos casos de chikungunya na última semana, somando 660 confirmações da doença no Paraná. Destes, 541 são autóctones, quando a doença é contraída no município de residência, e 106 são considerados importados. Há ainda 1.974 casos suspeitos em investigação. Não há casos confirmados de zika no estado.
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550