Os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) referentes ao mês de janeiro de 2021 foram divulgados nesta terça-feira (16). O saldo de empregos em Maringá, em janeiro, foi positivo. Foram 6.702 pessoas admitidas e 5.563 demissões, um saldo de 1.139 novos postos de trabalho com carteira assinada.
O setor da indústria teve o maior saldo de empregos gerados, 376. Em segundo lugar, o setor de serviços, com saldo de 363 admissões, seguido da construção civil, com 249 e, por fim, o comércio, que admitiu 148 pessoas em janeiro deste ano.
Mas, o economista João Ricardo Tonin avalia que esse resultado é reflexo de um mês onde vigorava maior abertura comercial. Em fevereiro essa situação mudou e os reflexos negativos são esperados.
[ouça o áudio acima]
No Paraná, o saldo de empregos gerados no primeiro mês do ano também foi positivo. 24.342 novas vagas de trabalho foram abertas. O estado ficou em quinto lugar na geração de empregos se comparado ao restante do país.
Segundo explicou a chefe do Departamento do Trabalho, da Secretaria Estadual da Justiça, Família e Trabalho, à Agência Estadual de Notícias, Suelen Glinski, o Paraná gerou mais empregos em janeiro deste ano do que no mesmo mês de 2020.
[ouça o áudio acima]