Hospital de Maringá é credenciado para transplante de fígado
Luciana Peña/CBN Maringá

Doação de Órgãos

Hospital de Maringá é credenciado para transplante de fígado

Saúde por Luciana Peña em 04/10/2018 - 11:40

Serviço vai atender as regiões norte e noroeste, num total de dois milhões de habitantes.  A regional de Maringá está em primeiro lugar na captação de órgãos e o Paraná é o primeiro do país.

O paciente que precisa fazer transplante de fígado e que mora no norte e noroeste do estado precisa ir para Curitiba em busca de tratamento. Em breve não precisará mais. O hospital Santa Rita de Maringá foi credenciado pelo Ministério da Saúde para fazer transplantes de fígado e atender uma população de dois milhões de habitantes. Para isso, segundo a coordendora coordenadora do Sistema Estadual de Transplantes, Arlene Badoch, é preciso adequar estrutura física, de equipamentos e recursos humanos.  

O Hospital Santa Rita já faz transplantes de rim e captação de órgãos. Para obter o credenciamento, o hospital contratou os serviços de quatro médicos especialistas do Hospital das Clínicas de São Paulo. Um deles, André Cosme de Oliveira, se tornou o chefe do serviço de transplante de fígado e acabou vindo morar em Maringá. Ele explicou que com o credenciamento se abre uma lista de espera por transplante de fígado.

O credenciamento foi durante evento nesta quinta-feira (04). O Paraná é o primeiro estado brasileiro em captação e doação de órgãos. E a regional de Maringá é a primeira no estado, disse o secretário de Saúde do Paraná, Antônio Carlos Nardi,

A doação de órgãos é um gesto de amor e solidariedade. De um lado o familiar que autoriza a doação, do outro o paciente que recebe e ganha vida.  

Durante o evento profissionais envolvidos com o trabalho foram homenageados.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade