Haitianos recebem atendimento em ginásio de esportes em Maringá
Foto: Luciana Peña/CBN Maringá

Cidadania

Haitianos recebem atendimento em ginásio de esportes em Maringá

Cidade por Luciana Peña em 26/10/2021 - 11:03

Centenas de haitianos que vivem em Maringá e região estão sendo atendidos nesta terça-feira (26) por equipes do Consulado do Haiti em Brasília. As equipes ficam na cidade até essa quarta-feira (27). A renovação de passaportes, documento essencial para o exercício da cidadania, é a principal demanda. 

Uma estrutura com cadeiras, computadores, equipamento de som e alimentação foi montada no Ginásio de Esportes da Unicesumar para o atendimento aos haitianos.

São centenas de imigrantes que precisam renovar o passaporte ou confeccionar o registro de identidade nacional.

Wilson Leschopher está no Brasil há oito anos. Ele e a esposa fizeram o cadastro para renovar o passaporte, que está vencido desde 2016. O filho do casal, nascido no Brasil, tem todos os documentos que um cidadão precisa. [ouça o áudio acima]

As equipes do Consulado do Haiti ficam na cidade por dois dias para atender os haitianos, que de outra forma não teriam recursos para ir até o consulado em Brasília.

Kettely Philisma e a filha adolescente precisam de documentos atualizados para seguir em frente em busca de uma vida melhor no Brasil. O restante da família ficou no Haiti. [ouça o áudio acima]

A renovação do passaporte está sendo realizada na manhã desta terça-feira (26) sem problemas. Depois de pronto, o documento é enviado no endereço informado. Mas quem precisa do registro de identidade nacional enfrentou dificuldades porque o sistema de internet no Haiti nesta terça-feira (26) está instável.

Por isso, diz o secretário de Juventude e Cidadania, Emmanuel Predestin, é possível que o consulado volte a Maringá numa próxima data. [ouça o áudio acima]

500 haitianos de Maringá e região se cadastraram para atendimento. A expectativa é que 700 sejam atendidos nestes dois dias.Os funcionários do consulado não estão autorizados a dar entrevista.