Acompanhe na CBN Maringá 'História das Eleições', com o historiador e professor Reginaldo Dias, de segunda à sexta, às 09h00 e às 14h40.
História das Eleições
Vamos abordar a eleição de 1960 para a Câmara Municipal.
Cinco dos 15 vereadores eleitos em 1960 já exerciam mandato na legislatura anterior. Eis os nomes dos primeiros vereadores reeleitos da história do município: Alceu Hauare, Jorge Sato, Ulisses Bruder, Bonifácio Martins e Luiz Moreira de Carvalho. Dos cinco reeleitos, dois disputariam cargos executivos no final do mandato. Jorge Sato seria candidato a vice-prefeito e Luiz Moreira de Carvalho seria eleito prefeito em 1964.
Embora a bancada de vereadores fosse exclusivamente masculina, já se constata a participação das mulheres na disputa das cadeiras. Na eleição de 1960, a candidata Maria José de Almeida Lucena ficou como suplente da bancada do PSD, o partido social democrático. Com mais 23 votos ela conquistaria a titularidade de uma cadeira. Por pouco a Câmara de Vereadores, em sua terceira legislatura, não contou com uma mulher em sua composição. Mesmo assim, Maria José de Almeida Lucena fez história ao abrir o caminho para a eleição de vereadoras logo depois
O vereador campeão de votos foi o jovem Carlos Alberto Borges. Ele ganhou projeção como líder estudantil, como presidente da União Maringaense dos Estudantes Secundaristas, a Umes.
Em 1960, foi eleito para seu primeiro mandato na Câmara o vereador Kazumi Taguchi, que ainda hoje é um dos recordistas no número de mandatos e no tempo de exercício da vereança. Ao todo, Kazumi Taguchi exerceu sete mandatos consecutivos e foi vereador durante 32 anos, de 1960 a 1992.
Presidiram a Câmara, naquela legislatura, os médicos Ricardo Plepis e Jorge Sato e o advogado Mário Clapier Urbinatti.
Até aquele período, não havia vice-prefeito no município. O cargo foi introduzido no início de 1964 por força de uma Emenda Constitucional. Em fevereiro de 1964, a Câmara Municipal elegeu um de seus membros para ocupar o cargo de vice-prefeito, o vereador Mário Clapier Urbinatti. Foi um mandato curto, concluído junto com o mandato do chefe do Executivo, o prefeito João Paulino Vieira Filho. Já em outubro de 1964 houve eleições para prefeito e vice-prefeito. Mário clapier Urbinatti, o primeiro vice-prefeito de Maringá, era um advogado experiente, fundador e primeiro presidente da Associação dos Advogados de Maringá, uma entidade precursora da OAB. Ele também havia presidido a Câmara durante dois anos.
Acompanhe na CBN Maringá 'História das Eleições', com o historiador e professor Reginaldo Dias, de segunda à sexta, às 09h00 e às 14h40.
Notícias da mesma editoria
Eleições 2024
Eleições 2024
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade
Editorias
Boletins
Institucional
Institucional