Entenda como estudantes teriam fraudado Prova Paraná

25/03/2026 / Atualizado em 25/03/2026 Por Luciana Peña
Entenda como estudantes teriam fraudado Prova Paraná

Sete candidatos da Prova Paraná, cinco deles aprovados em cursos de medicina, são suspeitos de usar o celular durante o exame para obter as respostas. O indício de fraude foi descoberto pela Secretaria Estadual de Educação.

Nesta quarta-feira (25), a Polícia Civil do Paraná e a Secretaria Estadual de Educação divulgaram uma investigação que apura possível fraude na Prova Paraná.

A Prova Paraná é uma forma de ingresso nas universidades estaduais.

Ela é aplicada a estudantes da rede pública de ensino.

Na segunda-feira (23), a polícia cumpriu oito mandados de busca e apreensão em endereços de pessoas envolvidas na investigação: sete estudantes e uma mulher que trabalhou como fiscal de prova na aplicação do exame.

De acordo com a apuração, os estudantes utilizaram celular e compartilharam respostas e a fiscal ou permitiu ou se omitiu, explica a delegada Thais Melo.

O caso foi descoberto porque os avaliadores identificaram um padrão de respostas. Entre os estudantes que podem ter sido beneficiados com o esquema, cinco foram aprovados em medicina nas universidades de Maringá, Londrina e Ponta Grossa.

O diretor de Educação da Secretaria de Educação do Paraná, Anderfábio Oliveira dos Santos, diz que o caso foi pontual, mas servirá para aperfeiçoar o sistema de avaliação.

Os envolvidos poderão responder pelo crime de fraude em concurso de interesse público. Com colaboração de Bruno de Oliveira, da CBN Curitiba.

Foto: Polícia Civil