Energia elétrica: 340 ‘gatos’ foram flagrados em Maringá em 2019
Foto: Divulgação/Copel

Copel

Energia elétrica: 340 ‘gatos’ foram flagrados em Maringá em 2019

Cidade por Portal GMC Online em 24/01/2020 - 09:52

Por: Nailena Faian/GMC Online

Usar energia elétrica sem pagar é crime. Apesar disso, muita gente ainda recorre aos “gatos” para usufruir do serviço. Em 2019, a Companhia Paranaense de Energia (Copel) registrou 340 casos de fraude ou furto de energia em Maringá.

Os procedimentos irregulares flagrados representam o prejuízo de aproximadamente R$ 2,4 milhões para a companhia. Foram cerca de 2,8 milhões de quilowatt/hora consumidos, o equivalente ao consumo de 1.300 casas em um ano.

No Paraná, a Copel flagra 43 “gatos” por dia. O combate aos procedimentos irregulares exige tecnologia e gestão adequados, conforme explica o gerente da Divisão de Inspeção da região norte e noroeste, Ayrton Bellezze.

“Em todo o estado do Paraná a Copel realiza esse trabalho e, através de relatórios indicativos de unidades consumidoras, com variação de consumo e através de denúncia de consumidores, equipes vão a campo para fazer uma fiscalização, ver se há irregularidade da entrada de energia da unidade consumidora”, explica.

 

Crime

As práticas de furto de energia e de adulteração no medidor se enquadram nos crimes previstos pelo Código Penal Brasileiro. A apuração e cobrança do consumo não registrado baseiam-se na Resolução Normativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (414/2010), que estabelece o pagamento da energia desviada e de custos administrativos.

A Copel mantém atualmente 40 equipes dedicadas à atividade de inspeção das instalações, que em 2019 garantiu a recuperação de R$ 34 milhões no Paraná.

“Além do trabalho que a companhia faz, de autuação, tem também a questão legal. Isto está contemplado no Código Penal. Consumidor responde por isso, sujeito a pena de 2 a 8 anos de reclusão, conforme o caso”, alerta Bellezze.

Quem tem informações sobre ligações irregulares ou fraudes na medição da energia elétrica pode oferecer uma denúncia anônima para que a Copel possa verificar a situação.

No ano passado, foram 5 mil denúncias recebidas pela Companhia, que direcionaram 10% das inspeções feitas pelas equipes de campo. A denúncia pode ser registrada pelo telefone 0800 51 00 116.

 

Com informações da AEN

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade