Empresário de Maringá lidera movimento para compra e distribuição de vacinas contra a Covid-19
Foto: Divulgação

Setor privado

Empresário de Maringá lidera movimento para compra e distribuição de vacinas contra a Covid-19

Saúde por Monique Manganaro/GMC Online em 25/03/2021 - 16:10

Um grupo de empresários brasileiros, entre eles o diretor de uma farmacêutica instalada em Maringá, criou um movimento para conseguir permissão para adquirir e distribuir vacinas contra a Covid-19. O principal objetivo é conseguir acelerar a vacinação da população contra a doença causada pelo novo coronavírus.

Entre os líderes do movimento estão os empresários Luciano Hang, proprietário das lojas Havan, Carlos Wizard, fundador da rede de ensino de idiomas Wizard, e o paranaense Emanuel Catori, diretor presidente da Belcher Farmacêutica do Brasil, de Maringá. 

Catori explica que o principal objetivo do grupo é obter a permissão para que empresas brasileiras comprem e doem vacinas contra a covid-19 não apenas para o Sistema Único de Saúde (SUS), mas também para outros setores. “O que nos levou a tomar essa atitude foi agilizar o processo de vacinação em massa para que tudo volte à normalidade o mais rápido possível”, argumenta.

O movimento liderado pelos empresários tem apoio de representantes de diversos setores em todo o País. Segundo Catori, caso a proposta feita pelo setor privado seja aceita, o movimento poderia disponibilizar rapidamente ao Brasil um lote com oito milhões de doses de vacinas.

O empresário não cita valores e nem dá detalhes sobre o laboratório que forneceria as doses, mas adianta que as vacinas poderiam chegar ao Brasil em apenas 30 dias, após a negociação ser autorizada pelo governo federal.

A intenção, de acordo com ele, é doar 50% das doses de vacinas compradas pelo grupo para o SUS. A doação dos 50% restantes seria feita a critério de cada empresário que colaborou com a compra. 

Contudo, com a legislação atual determinando que 100% das doações de vacinas devem ser repassadas ao SUS, o principal obstáculo do grupo é conseguir negociar o destino das doses. 

“Embora o governo federal esteja fazendo a sua parte, com um excelente Plano Nacional de Imunização, a entrada da força do setor privado pode ajudar muito na velocidade da imunização da população brasileira, é uma soma onde a nação só tem a ganhar”, avalia Catori. 

Uma viagem de representantes do movimento a Brasília para uma conversa com autoridades do governo federal está programada para esta semana. 

Acesse GMC Online

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Luciano Hang (à esquerda), da Havan, Carlos Wizard (ao centro), fundador da Wizard, e Emanuel Catori (à direita), da Belcher Farmacêutica do Brasil. Foto: Divulgação
Luciano Hang (à esquerda), da Havan, Carlos Wizard (ao centro), fundador da Wizard, e Emanuel Catori (à direita), da Belcher Farmacêutica do Brasil. Foto: Divulgação

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade